domingo, 18 de novembro de 2012

Semana Ciência & Tecnologia - 24 de novembro Dia Mundial da Divulgação Científica

A semana de 19 a 25 de novembro é uma semana Ciência & Tecnologia, sem qualquer margem de dúvidas.
Por todo o país se desdobram palestras, comunicações, apresentações, exposições, etc.
Não deixe de participar em algum evento científico-tecnológico, dos inúmeros que pode assistir e dos quais seguem algumas sugestões, não sem antes relembrar que recentemente teve lugar a entrega dos vários Prémios Nobel.
Em www.nobelprize.org/ poderá consultar os Prémios Nobel atribuídos em 2012, destacando dois comentários sobre a atribuição dos Prémios Nobel da Física e da Química.
Quanto a sugestões para esta semana Ciência & Tecnologia:

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

II Encontro Nacional TIC e Educação para alunos do ensino básico e secundário - ticEDUCAjúnior 2013

Já se prepara o II Encontro Nacional TIC e Educação para alunos do ensino básico e secundário (ticEDUCAjúnior) a realizar em data a confirmar em 2013.
Pode visitar a página do I Encontro realizado para ter uma ideia como decorreu o ticEDUCAjúnior2012, tendo contado com a participação de cinco grupos de alunos da ESPAV.
O II Encontro realizar-se-á novamente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL) e voltará a ser organizado pela parceria entre a ESPAV e o Centro de Competência em Tecnologias e Inovação - IEUL.

3ª Feira de Ciências Hands on Science

É oficial, realizar-se-á a 3ª edição da Feira de Ciências, mas agora a mesma será realizada no Colégio do Minho, em viana do Catelo.
Relembro que vários grupos de alunos participaram na 1ª edição e um dos projetos obteve o 2º lugar na categoria do 3.º ciclo do ensino básico.
Na 2ª edição a participação acabou por ser cancelada por razões monetárias, mas queremos ter algum grupo presente este ano.
Para mais informações consulte a página: 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Novos moldes do Projeto RTEC para este ano letivo 2012/2013

Tendo em conta que agora a ESPAV pertence ao Agrupamento de Escolas de Alvalade e, em particular, atendendo aos horários das imensas turmas, pensamos em reformular o funcionamento do projeto RTEC, embora mantenha os mesmos princípios.
Sendo assim, alunos interessados em desenvolver projetos de carácter científico e/ou tecnológico serão bem vindos e devem fazer chegar esse interesse para sergio.leal@aealvalade.edu.pt, bem como a disponibilidade que possuem para trabalhar no projeto.
Após esse contacto, os professores Sérgio Leal e Lurdes Poças vão contactar todos os interessados e discutir o projeto e analisar em que horário se pode trabalhar o mesmo ao longo do ano letivo.
Os projetos são escolhidos pelos alunos mas podem também abraçar um dos temas que os professores dão como sugestão. Por exemplo:
  • Geocaching, GPS e sensores
  • Percursos georeferenciados
  • Quadro interativo de baixo custo
  • Mesa interativa de baixo custo
  • Estação meteorológica tradicional
  • Estação meteorológia digital (já em funcionamento)
  • Eduscratch
  • Relógio de Sol na escola
  • e-lab - laboratório controlado remotamente
  • Holograma
  • Realidade aumentada
  • ...
Esperamos por vós muito em breve!