domingo, 20 de fevereiro de 2011

Globe at Night

Globe at Night é uma excelente campanha que visa sensibilizar todos nós acerca do problema da poluição luminosa.
Interessante e criativa é, no mínimo, como classifico esta excepcional campanha que permite que qualquer um de nós contribua para o envio de dados de poluição luminosa de qualquer local da Terra (o local pode ser a nossa casa, por exemplo).
Aqui poderá visualizar e realizar o download de observações realizadas em anos anteriores a 2011 e a 1ª campanha de 2011 começa já amanhã, dia 21 de Fevereiro de 2011 e decorrerá até o próximo dia 6 de Março de 2011.
Para analisar os dados deve instalar o software Google Earth. Se ainda não o tiver instalado no seu computador pode realizar o download clicando aqui.
Outro software gratuito e que já foi referido no Projecto RTEC, onde pode visualizar a noite em qualquer local (pode ver, por exemplo, como vê a noite na sua própria casa) é o Stellarium. Caso necessite clique aqui para efectuar o download.
Caso necessite de ajuda para fazer as suas observações basta enviar mensagem. Poderá ainda descarregar um guia de orientação se explorar bem os sítios do Globe at Night indicados, ou pode, simplesmente, pedir, indicando o seu correio electrónico que enviaremos os guias de ajuda.
BOAS OBSERVAÇÕES ALUNOS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO, PROFESSORES, AUXILIARES E RESTANTE COMUNIDADE ESPAV! 

Sem comentários:

Enviar um comentário