sábado, 19 de março de 2011

Ciência acerca da recente catástrofe natural ocorrida no Japão

Como sabem, recentemente, mais precisamente no dia 11 de Março de 2011, um sismo de 8.9 na escala de Richter, assolou e continua a assolar a população japonesa.
Para além dos problemas óbvios com o facto da devastação provocada pelo sismo e das suas réplicas, ainda afectou a central nuclear de Fukushima-1, colocando ainda mais problemas à população próxima da central, mas também a população circundante da central, uma vez que o vento tem "uma palavra a dizer".
Divulgamos dois artigos online do Ciência Hoje, onde poderá esclarecer e conhecer alguma Ciência proveniente desta catástrofe ou de outras semelhantes.
Neste artigo poderá ler uma entrevista a uma especialista em Tsunamis, a Dra. Maria Ana Baptista, do Instituto Dom Luiz, onde compara este sismo no Japão ao sismo se Lisboa, conhecido como o terramoto de 1755.
O segundo artigo que proponho dá a conhecer a radiação que o corpo humano consegue aguentar, uma vez que existem problemas actuais de excesso de radioactividade proveniente da central nuclear de Fukushima-1.
Boa leitura!

Sem comentários:

Enviar um comentário