domingo, 30 de outubro de 2011

Professores a lançar foguetes na Nazaré a um Sábado?

Ontem dia 29 de outubro de 2011 quem passou pela praia da Nazaré durante a manhã deparou-se com uns "loucos", que por acaso eram professores de várias escolas, a lançar uns foguetes denominados Rocekt Loggers na areia.
Um desses "loucos" era um dos Coordenadores do RTEC Sérgio Leal, na representação da ESPAV.
Foi uma experiência bastante interessante e com alguns espectadores curiosos pois o aparato era algum, como podem comprovar pelas fotografias que a seguir colocarei.
Resumindo, esta iniciativa serviu para que as escolas participantes fiquem com um Rocket Logger, que serve para estudar alguns tipos de movimentos, nomeadamente, lançamentos horizontais e oblíquos, movimentos em planos inclinados, entre outros. Para além de aprender como utilizar os Rockets na prática também foram discutidos como analisar os dados e como poder utilizar em sala de aula este recurso que considero de bastante utilidade para professores de Física e de Matemática. Eu irei utilizar no decorrer da próxima semana, se o tempo o permitir, com os meus alunos de Física de 12.º ano.
A animação e companheirismo entre os 18 professores que participaram nesta iniciativa foi exemplar ao longo do dia de Sábado, que só terminou já passadas as 17h numa sala da Biblioteca Municipal da Nazaré.
Um dia diferente, num ambiente diferente, que proporcionou momentos que muitas vezes não são possíveis de observar nas escolas.
 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Sou uma das "loucas" que também participou, na praia da Nazaré, no lançamento dos foguetes. Depois de alguns testes vou no dia 21 de Novembro para a praia de Carcavelos com os meus alunos do 12º ano de Física(ESSCP).

    ResponderEliminar
  2. Muito bem colega.
    Já fiz uns testes na escola também...
    Bom tabalho!

    ResponderEliminar