sexta-feira, 27 de abril de 2012

webinar DGE na ESPAV «Dos campos ao espectrómetro de massa - simulação e modelação computacional»

Pode assistir ao webminar da Direção-Geral da Educação que se realizou na nossa escola no dia 16 de março de 2012 e que passou ontem, dia 26 de abril, em deferido, no sítio da DGIDC http://webinar.dgidc.min-edu.pt/2012/04/26/dos-campos-ao-espectrometro-de-massa-simulacao-e-modelacao-computacional/, podendo agora ver na íntegra a aula-webminar dada a 11 alunos da turma 3 do 12.º ano.
A aula “Dos campos ao espectrómetro de massa - simulação e modelação computacional”, gravada na Escola Secundária Padre António Vieira e dinamizada pelo Prof. Doutor Vitor Teodoro (FCT - UNL), é dirigida aos alunos e professores de Física de 12.º ano. Na aula utiliza-se o programa Modellus para explorar os conceitos de campo magnético e campo elétrico, ligando-os ao funcionamento dos espectrómetros de massa. Após exploração da animação no programa Modellus, os alunos são levados a deduzir o modelo matemático subjacente.

No final do webinar, todas as questões, comentários ou dúvidas deverão ser encaminhados para a comunidade “FQ em rede”, no grupo de discussão “Física para Totós”, onde está aberto um fórum de discussão a este respeito (http://fqnosecundario.ning.com/group/fisica-para-totos/forum/topics/sessao-modellus-na-espav-follow-up). Este fórum está aberto em contínuo e pode ser retomado sempre que necessário.
A FQ em rede - comunidade Web 2.0 de Física e Química - é uma comunidade online de alunos e professores de Física e Química, do ensino secundário, destinada à troca de ideias e apoio em torno de conteúdos científicos (http://fqnosecundario.ning.com).

Este webinar foi realizado em colaboração com a Professora Vera Monteiro, da Escola Secundária Poeta Al Berto, de Sines, e com o apoio de professores e alunos da Escola Secundária Padre António Vieira, nomeadamente do Professor Sérgio Leal.

Sem comentários:

Enviar um comentário