terça-feira, 26 de outubro de 2010

Trigésima sessão RTEC

No dia 25 de Outubro de 2010 decorreu a 30ª sessão RTEC.
À medida que as sessões vão decorrendo temos cada vez mais alunos a participar neste projecto, o que nos deixa bastante satisfeitos.
Nesta sessão continuou-se a trabalhar na montagem do telescópio (maioritariamente alunos do 9.º 2), como se pode verificar pelas fotografias seguintes.

Relativamente ao software necessário para se conseguir explorar todas as potencialidades do telescópio, a ESPAV irá patrocinar o mesmo, o que agradecemos, tendo já sido feita a encomenda.
Na 29ª sessão, foi referido que teria início a produção de sabão na sessão seguinte, contudo, os alunos que irão participar, para já, na produção de sabão, são maioritariamente do 7.º 3, tendo sido necessário explicar como se irá realizar o protocolo experimental, dar a conhecer o material de laboratório e como o utilizar, para além de terem sido referidas as normas de segurança e cuidados a ter num laboratório.
Um aluno do Curso Profissional da turma IG 09 continuo a trabalhar no cubo de leds.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

RTEC ajuda os mais desfavorecidos

No post de 12 de Março de 2010 informámos sobre a associação do projecto RTEC a organizações sem fins lucrativos e de carácter social, como o MinhaAngola.
Em http://myangola-education.wikispaces.com/ poderá visualizar a nossa pequena contribuição para esta organização, onde um dos sítios electrónicos é o do projecto RTEC.
Pode explorar na coluna do lado esquerdo as várias páginas ligadas ao Wiki MyAngola para a Educação. Uma aluna da ESPAV, Alexandra Nogueira, do 11.º 4, começou a contribuir para esta organização, podendo visualizar os documentos que a aluna já elaborou, em grupo, em http://myangola-education.wikispaces.com/MyAngola+na+Sa%C3%BAde, no ponto 10.1.
Qualquer um de nós pode contribuir com palavras e/ou monetariamente para esta causa.

Mais uma secção e mais uma ideia a explorar no RTEC

Na 29ª sessão RTEC, que decorreu na sala 1B8 da ESPAV no dia 18 de Outubro ,fizeram-se progressos no funcionamento do telescópio digital e neste momento apenas falta o software que faz a ligação ao computador para explorarmos todas as potencialidades do telescópio.
De seguida encontra um vídeo que permite visualizar a montagem do telecópio (encontra-se em francês).

Foi feita uma pesquisa e temos de encomendar o software que, com os portes de envio, irá custar um pouco mais de 72€. Ainda temos de ver como conseguiremos adquirir o software.
Ainda nesta sessão foram ultimados, para já, quais os protocolos para produzir sabão e que iremos seguir já a partir da próxima sessão RTEC, de dia 25 de Outubro. Queremos agradecer à professor Fátima Ferreira que amavelmente nos deixou óleo que iremos utilizar para a produção de sabão.
Mais para o final da sessão RTEC, um grupo de quatro alunos de um Curso Profissional compareceu na sessão para discutir ideias sobre como construir um cubo de LEDs. Vamos ver se existem novidades quanto ao projecto destes alunos.
Para concluir deixo outra ideia a explorar daqui a algum tempo nas sessões RTEC que é a construção de fornos solares para utilizar em casa. Usando estes fornos poupamos energia, logo, contribuímos para a preservação do nosso meio ambiente.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Novidades RTEC

A 28ª sessão RTEC decorreu na sala 1B8 do novo edifício da ESPAV onde se fizeram alguns progressos quanto à montagem do telescópio digital, mas nem tanto assim quanto ao seu funcionamento. Contudo, já se conhecem algumas instruções mas ainda falta o software para conseguirmos mais progressos.
Nesta mesma sessão deram-se os primeiros passos para a produção de sabão e perfume RTEC, bem como a produção de sais de banho. O trabalho consistiu em pesquisar alguns protocolos e analisar os mesmos para, assim que tivermos óleo usado, iniciarmos os testes de produção.
Fica desde já o convite de que quem tiver óleos usados o traga para a ESPAV para o podermos utilizar.
Ainda nesta sessão foi testado um receptor GPS e o seu respectivo software.
Mais novidades decorrerão na próxima sessão RTEC.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nova sala para o projecto RTEC e novas ideias a explorar

A partir da próxima sessão, já no próximo dia 11 de Outubro, A SALA PARA O PROJECTO RTEC PASSARÁ PARA A SALA 1B8 DA ESPAV, das 12h45 às 16h45. 
Irá dar-se continuidade à montagem e utilização do telescópio digital (agora com mais componentes que foram encontrados entretanto) mas, muito provavelmente, também se irá iniciar novas temáticas, apenas dependerá dos presentes.
Entretanto, mais duas propostas a explorar no projecto, caso haja interessados são realizar experiências para PRODUZIR SABÃO E PERFUME DA MARCA RTEC.

1ª sessão RTEC 2010/2011

Ainda a meio gás teve início o projecto RTEC no ano lectivo 2010/2011 na ESPAV, já com caras novas.
Em http://espavrecursostecnologicosdeciencias.blogspot.com/2010/10/ano-2-do-projecto-rtec.html poderá rever alguns temas propostos para este ano pelos professores responsáveis pelo projecto, contudo, estamos abertos a outros temas propostos por professores, encarregados de educação, alunos, assistentes e qualquer outro membro da comunidade escolar da ESPAV e não só.
A 1ª sessão deste novo ano lectivo corresponde à 27ª sessão RTEC desde o seu início a 24 de Novembro de 2009 e começou com o início da montagem de um telescópio digital e com o seu respectivo estudo (foi necessário pesquisar bastante), uma vez que é a primeira vez que este telescópio (ver figura acima) é analisado para ser colocado a funcionar e não possui instruções.

sábado, 2 de outubro de 2010

Aproxima-se o primeiro aniversário do projecto RTEC

No próximo dia 24 de Novembro, dia da Divulgação Científica, o projecto RTEC está de parabéns e faz um aninho.
É verdade que ainda está no início,mas com a vossa ajuda esperamos que o projecto prospere e perdure por longos anos, ajudando na divulgação científica da nossa sociedade.
Este ano as sessões decorrerão às segundas-feiras mas, se houverem participantes interessados, faremos uma sessão extraordinária no dia 24 de Novembro.
Gostaríamos de festejar o primeiro aniversário convosco.
Em breve teremos mais novidades.

Ano 2 do Projecto RTEC

Bem vindos ao ano 2 do Projecto RTEC da ESPAV.
O ano passado eu, professor Sérgio Leal, e a professora Lurdes Poças, ambos professores de Física e Química, iniciamos o Projecto RTEC - Recursos Tecnológicos para o Ensino de Ciências e que irá ter continuidade este ano lectivo com algumas novidades.
O projecto RTEC continuará a estar disponível para os alunos que quiserem aparecer (do 7.º ao 12.º ano de qualquer curso) E BASTA APARECER ÀS SEGUNDAS-FEIRAS ENTRE AS 12h45 E AS 16h45 NA SALA 0B2 DA ESPAV.
O projecto está ainda aberto a qualquer professor, assistente ou encarregado de educação que pretenda participar.
Nota: Este horário poderá ser mudado (REDUZIDO) consoante o número de alunos que comparecerem nas sessões RTEC.

Não são necessárias inscrições. Mas este ano apontaremos as presenças porque quem aparecer a mais de 50 % das sessões do projecto até ao final do 2.º período TERÁ A OPORTUNIDADE DE FAZER UMA VIAGEM combinada entre os alunos e os professores envolvidos. 
Se quiseres saber mais APARECE!

O horário foi alargado para que TODOS OS ALUNOS DA ESPAV PUDESSEM FREQUENTAR o projecto.
O projecto vai tratando de vários assuntos científicos que são discutidos entre alunos e professores. Para já, os professores têm a seguintes propostas:
  • Montar um telescópio digital;
  • Participar na construção de uma Estação Meteorológica tradicional e de uma Estação Meteorológica digital;
  • Trabalhar com um laboratório real controlado remotamente chamado e-lab em parceria com uma escola da Turquia (projecto eTwinning) - projecto Europeu;
  • Arquivo de imagens científicas 3D;
  • Arquivo de vídeos científicos e construção de uma wikivideopédia científica;
  • Pesquisa de concursos científicos onde se possa participar e onde se podem ganhar prémios;
  • Dinamização do blogue ambiental AMBIENTE NA ESPAV (http://ambientenaespav.blogspot.com) através da promoção de actividades ambientais;
  • Pensar em actividades para celebrar o ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA (2011);
  • Eventual participação no projecto GO (envolve GPS's);
  • Participar no projecto Europeu STELLA;
  • Realizar experiências de Química e de Física várias (que devem ser filmadas para arquivar na wikivideopédia).
AGUARDAMOS MAIS SUGESTÕES DA VOSSA PARTE! 
QUEREMOS DIVULGAR CIÊNCIA, MAS PRECISAMOS DE AJUDA!

Bom ano lectivo!
Votos dos professores Sérgio Leal e Lurdes Poças.