segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

41ª sessão RTEC

Esta tarde foi realizada a 41ª sessão RTEC e os trabalhos continuam.
Para além da participação solidária no MinhaAngola e de pesquisas para foguetes e experiências de Química, foi a prática a tónica dominante desta sessão como podem observar pelas fotografias que se seguem e que substituem as restantes palavras deste post.
 
 
 

Comemoração do Ano Internacional da Química em Guimarães amanhã

Amanhã comemora-se com várias experiências o Ano Internacional da Química na cidade berço, Guimarães.
Quem puder visite pois deverá ser bastante interessante. A iniciativa é intitulada  Química na Cidade.
Poderá ver uma notícia relacionada com esta iniciativa aqui.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Últimas últimas: A primeira bateria em papel é portuguesa e o quilograma está mais leve.

Cientista Elvira Fortunato
É de louvar que mais uma vez a investigação portuguesa está de parabéns.
Neste caso, uma investigadora portuguesa, Elvira Fortunato, foi quem primeiro conseguiu elaborar uma bateria em papel.
Leia uma notícia do Ciência Hoje sobre esta descoberta aqui.
Protótipo internacional do quilograma
Outra notícia que está a ser uma "dor de cabeça" para os cientistas a nível Mundial é que o quilograma "está mais leve". Isto é, existe um protótipo internacional do quilograma mas a sua massa tem variado ao longo dos séculos, fazendo com que os cientistas se debrucem sobre esta matéria.
Também no Ciência Hoje poderá ler ma notícia a respeito da unidade quilograma aqui.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Pesquisas e mais pesquisas... para a viagem até Braga

Na 40ª sessão RTEC que decorreu hoje, inúmeras pesquisas foram realizadas pelos vários grupos que irão apresentar em Braga um Projecto para a Feira das Ciências.
Iniciaram-se os trabalhos com a construção de quadros interactivos e mesas interactivas de baixo custo, para além de se ultimarem pesquisas para os restantes projectos a concurso a 13 de Maio em Braga.
Quanto à viagem científica a Braga que decorrerá de 13 a 15 de Maio de 2011, já foram pedidos apoios financeiros à Junta de Freguesia de São João de Brito, da qual aguardamos resposta.
Para além disso, os professores têm pesquisado os melhores preços possíveis  para transporte, estadia e alimentação, para que a viagem fique o mais barata possível, pois a diversão, essa, está assegurada.
Neste momento cerca de 10 alunos já possuem autorização para realizarem a viagem a Braga.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ciclo de Conferências e Palestras Científicas

Aproveitamos para divulgar algumas Conferências e Palestras científicas que se vão realizando ao longo destes próximos meses.
O ciclo de conferências Image in science and Art apenas lhe resta uma conferência que se realizará no próximo dia 2 de Fevereiro de 2011 na Fundação Calouste Gulbenkian.
No dia 13 de Janeiro de 2011 teve início um ciclo aberto de palestras  "Matemática sem limites" e que também poderá participar e aprender com a Ciência. A última palestra realizar-se-á a 26 de aio de 2011.
A Universidade de Lisboa já vai no 3.º ciclo de palestras em português e as palestras deste ciclo terão início a 4 de Fevereiro de 2011 e a última decorrerá a 15 de Abril como poderão ver neste post.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

3.º ciclo de Palestras de Ciências em Português da UL

Google lança concurso de ciência para jovens




Até 4 de Abril as inscrições estão abertas para adolescentes dos 13 aos 18 anos de qualquer parte do mundo

O Google lança, pela primeira vez, um concurso científico para adolescentes dos 13 aos 18 anos que apresentem um projecto de ciências meiante o uso das ferramentas do Google, tais como o YouTube e o Google Docs.
O concurso, aberto a todos os jovens do mundo, permite uma participação individual ou em grupos de dois ou três, devendo as inscrições incluir "um vídeo de dois minutos ou uma apresentação de 20 páginas que dê uma ideia geral do projecto".
Segundo informação veiculada pelo próprio Grupo, “o Google quer que os jovens cientistas mais brilhantes do mundo enviem projectos criativos e interessantes que sejam pertinentes para o mundo de hoje".
Até 4 de Abril o Google vai aceitar as candidaturas que serão submetidas a uma pré-selecção por um júri formado por cientistas de renome que escolherá os 60 melhores.
Estes serão colocados online no início de Maio e submetidos a votação aberta do público.
O prémio será uma viagem de 10 dias às ilhas Galápagos com a National Geographic Explorer, uma bolsa de 50.000 dólares e uma visita de cinco dias ao CERN, centro europeu de pesquisas voltado para o estudo das partículas.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Efectuada a pré-inscrição para a Feira de Ciências em Braga

Na 39ª sessão RTEC que decorreu no dia 17 de Janeiro de 2011 foram realizados  alguns preparativos e pesquisas pelos vários grupos definidos a participar na Feira de Ciências em Braga, com vista a efectuar a pré-inscrição na mesma, o que veio a acontecer.
Sendo ainda a pré-inscrição, várias alterações poderão ocorrer, mas para já estão 4 projectos a concurso, onde estão envolvidos 14 alunos da ESPAV.
Para já os temas pré-inscritos foram:
  1. Construção de uma mesa e quadro interactivo de baixo custo;
  2. Construção de um foguete;
  3. Construção de vários fornos solares;
  4. Aplicação de técnicas forenses.
Nas próximas sessões os elementos dos vários grupos continuarão a preparar os seus projectos.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

2011. Onze desafios da Química por Carlos Côrrea

Aconselho a ler uma notícia que vem no Ciência Hoje. Para isso basta clicar aqui.
Contudo, reproduzo um excerto do mesmo, que corresponde ao 11.º desafio da Química.
11 – Satisfação no estudo e ensino da QuímicaSeleccionados estes dez desafios para enveredar pela profissão de químico (químico propriamente dito, bioquímico, farmacêutico ou engenheiro químico), muitos mais se poderiam citar. Acima de tudo, ser químico dá um inimaginável gozo ao ver uma reacção prosseguir, ao descobrir um novo composto, ao ver um produto cristalizar, ao ver uma explosão. Ser professor de química é uma profissão encantadora; conviver com a juventude, ensiná-la a observar os fenómenos químicos da Natureza, a interrogá-la, a interpretar as suas respostas e prever novas reacções é um desafio constante para quem ensina e aprende.
Como dizia Bernard Shaw, “a Ciência está sempre errada; nunca resolve um problema sem que seja criado outro”. É este o grande desafio da Química.

A Natureza e a Matemática... desfrutem

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Preparação da pré-inscrição para a Feira das Ciências em Braga

Na véspera de se efectuar a pré-inscrição para concorrer na Feira das Ciências a decorrer a 13 de Maio em Braga, a 38ª sessão RTEC baseou-se na uniformização de grupos e de trabalhos/projectos a realizar.
Já vários grupos definiram qual o projecto que levarão a concurso e outros ainda estão indecisos. No post relativo à próxima sessão RTEC serão divulgados os participantes e respectivos projectos a concurso.
Alguns dos projectos já definidos são uma mostra de fornos solares e de uma mesa interactiva.
Vamos esperar para verificar que projectos restam.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Primeiro eclipse solar de 2011

Hoje ocorreu o primeiro eclipse solar deste ano de 2011. Lisboa acordou na penumbra, embora devido às condições atmosféricas tal não fosse bastante visível.
O eclipse solar foi parcial e não total, como muitos portugueses devem ter notado quando saíram de casa de manhã, uma vez que o fenómeno decorreu entre as 6h40 e as 11h00 da manhã.
Pode ler uma notícia sobre este eclipse aqui.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

1ª sessão RTEC 2011

Hoje decorreu a 37ª sessão RTEC e a primeira de 2011.
Várias actividades foram realizadas, nomeadamente:
  • Iniciou-se o estudo de uma pequena Estação Meteorológica digital que a ESPAV adquiriu no final do 1.º período (a Estação Meteorológica digital MK-III que foi falada neste post já foi também adquirida pela ESPAVe no início de Fevereiro o mais tardar deve estar na escola para ser testada no RTEC).
 
 
  • Uns alunos no estudo da simulação de um pequeno foguete que andam a realizar para apresentar na Feira de Ciências que a decorrer no próximo dia 13 de Maio em Braga, começaram os seus primeiros testes.
 
 
  • Por fim, alguns alunos estiveram a visualizar uns filmes de Astronomia.