Neste projeto serão explorados recursos para o ensino das ciências, em particular da Física e da Química, não esquecendo a Biologia e Geologia e a Matemática, tais como aplicações Java, simulações, software, vídeos, laboratórios reais e virtuais. Pretende-se promover o aumento da literacia científica, da motivação, interesse e curiosidade dos alunos pela Ciência e pela Tecnologia.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
MinhaAngola
No RTEC, são inúmeras as actividades que podem ser desenvolvidas. Como este projecto está associado a uma organização não governamental e sem fins lucrativos MinhaAngola (MyAngola, na versão inglesa), e como gosto de pôr em prática a solidariedade, faço pequenos trabalhos tais como: folhetos informativos, panfletos, documentos pergunta/resposta ou correcto/errado, de modo a tentar alertar e sensibilizar as pessoas para doenças e problemas de saúde que, infelizmente, têm uma grande incidência em África, mais concretamente em Angola. O WIKI MinhaAngola – Educação (na página referente à Saúde) é o sítio electrónico onde publico os diversos documentos que elaboro, os quais se encontram em PDF (de fácil acesso) e com uma linguagem simples e unívoca.
Desde o início do ano lectivo, tenho abordado diferentes problemas, de que são exemplo: o escorbuto, a sida, malária e herpes. Além de informação, poderão também ser observadas algumas imagens que mostram a gravidade e a problemática situação de quem é vítima dos mesmos.
O RTEC é um projecto muito interessante que, além de me permitir estar ligada a questões de saúde e explorar conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas (visto estar no Curso de Ciências e Tecnologias), também me dá o prazer de fazer algo de que não prescindo: poder ajudar os outros, através da partilha de informação.
Alexandra Nogueira, 11.º 4
sexta-feira, 27 de maio de 2011
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Sessões RTEC 52 e 53 - pós Feira de Ciências
Nas últimas duas sessões RTEC, nomeadamente a 52ª e 53ª sessão RTEC, que decorreram a 16 e 23 de Maio de 2011, respectivamente, serviram essencialmente para discutir a experiência na Feira de Ciências em Braga e começar a procurar eventos científicos onde podemos concorrer no próximo ano lectivo.
Continuamos a nossa discussão e ainda não chegamos a nenhuma conclusão definitiva, embora em princípio iremos tentar melhorar o nosso desempenho deste ano em Braga e tentar, quem sabe, obter um primeiro lugar em algum escalão. Para além de repetir Braga tentaremos ir pelo menos a mais um evento científico que não decorra em Braga, para conhecermos outros ambientes.
Outro dos aspectos que andamos a explorar nestas sessões foi começar a pensar em projectos a desenvolver no próximo ano lectivo, embora ainda possam ter início neste ano lectivo, apenas como introdução.
Para tal, hoje foi adquirida uma webcam HD de alta resolução. Nós próximos tempos divulgaremos para quê será a câmara.
Testemunhos visita a Braga
Gostei muito da Viagem a Braga
Adorei visitar o Bom Jesus, a vista era linda e as fontes também. Como estava muito calor eu aproveitei para molhar o cabelo. Ahahahaahah
Na feira de Ciências aprendi imensa coisa ;D
Beatriz, 7.º 3
A viagem a Braga foi muito gira, pois foi uma coisa diferente!
Eu adorei a Feira de Ciências. Nunca tinha ido a uma e aprendi imensas coisas novas nesta viagem tais como experiências.
Eu adorei a Feira de Ciências. Nunca tinha ido a uma e aprendi imensas coisas novas nesta viagem tais como experiências.
Ir representar a escola foi muito giro! Gostei de tudo, não me arrependo nada de ter ido! Pois diverti-me muito e aprendi coisas novas que era o meu principal objectivo.
Foi pena é ter acabado tão depressa. Resumindo, a viagem foi FANTÁSTICA e deu para visitar, conhecer, aprender, divertir!
Marta Costa, 7.º 3
Eu adorei ir a Braga …
Gostei de ir a Braga porque, foi super divertido andar de um lado para o outro…
Vimos imensos lugares lindos um deles o Bom Jesus onde eu perdi um quilinhos a subir aquelas escadas todas como se costuma dizer ‘’ a vida é uma escalada mas a vista é linda’’
Adorei o facto de andar por imensas lojas e tirar fotografias nos provadores, em cima dos bancos e até mesmo num parque infantil para crianças com menos de 5 anos!
Logo no primeiro dia fomos à Feira de Ciências o que foi super giro, pois conheci novos amigos e aprendi muitas coisas novas.
Jantamos no MAC (todos devem conhecer), e comi pela primeira vez uma francesinha.
Fizemos imensos jogos na Feira de Ciências e um dia os rapazes pregaram-nos um grande susto e com tanto medo deitei-me no chão da rua a gritar!
Eu sei que foi uma PURA PARVOEIRA…
Acho que ir a Braga foi uma experiencia única, convivi com pessoas que nunca pensei que iria conviver, foi DEMAIS juro!! Mas acabou super rápido!
Diana Simões, 7.º 3
sábado, 14 de maio de 2011
Participação na Feira de Ciências
Quatro Projectos foram a concurso, a saber: Forno Solar (Marta e Diana do 7.º 3 e Beatriz e Bárbara do 7.º 4); Percursos Georeferenciados (Adriana e Estela do 9.º 2); CSI ESPAV (Daniela e Beatriz do 7.º 3) e Quadro e Mesa Interactiva (André, Gonçalo e Luís do 9.º 2).
Acompanhados pelos professores coordenadores do RTEC os 11 alunos estão de parabéns pela participação na Feira de Ciências que dignificou a ESPAV.
Por fim, resta-nos referir ainda que conseguimos um 2.º lugar na categoria de 2.º ciclo com o Projecto Quadro e Mesa interactiva.
Chemistry: It's All About You :: Versão Portuguesa :: 30 segundos
No âmbito do Ano internacional da Química, a EPCA juntamente com a UNESCO e a IUPAC produziram o filme Chemistry: It's All About You. Este tem o intuito de informar o público em geral que a química responde às necessidades do mundo; é criativa e constrói o nosso futuro; inspira os jovens e enaltece a contribuição constante das mulheres para a ciência.
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Semifinal do Famelab 2011
A título de curiosidade, Sérgio Leal concorreu ao Famelab com um vídeo feito na última hora de concorrer, mas foi o suficiente para atingir a semifinal do Famelab.
Dada a falta de tempo para preparar a comunicação, não conseguiu a passagem à final. Contudo, recomenda vivamente a assistirem à final do Famelab que será dia 22 de Maio no Parque das Nações, pelas 17h.
Segue o vídeo da semifinal. O sítio electrónico onde pode assistir a todas as participações da semifinal é este.
100 posts e 50 sessões RTEC
Chegámos ao centésimo post no blogue RTEC e já lá vão meia centena de sessões RTEC. Exactamente já são 51 sessões RTEC, uma vez que por várias razões não tem sido possível actualizar mais cedo o blogue.
A 50ª sessão RTEC decorreu no passado dia 2 de Maio (primeira segunda-feira do 3.º período lectivo) e a 51ª sessão decorreu no dia 9 de Maio.
Escusado será dizer que em ambas as sessões houve a preparação da viagem de carácter científico a Braga, onde quatro projectos científicos participam na Feira de Ciências no dia 13 de Maio.
Esta viagem científica a Braga será desfrutada por 11 alunos que regularmente estão nas sessões RTEC, que terão a companhia dos dois professores envolvidos no Projecto RTEC, Lurdes Poças e Sérgio Leal.
Entretanto novidades e experiências da viagem serão reportadas. Para o ano lectivo contamos com mais alunos a participar no Projecto RTEC e, consequentemente, mais alunos a fazer parte da viagem científica anual RTEC.
Este centésimo post não podia surgir na melhor altura possível: aglomera a altura da meia centena de sessões RTEC e a primeira viagem científica RTEC.
Só para concluir, apesar de apenas 11 alunos se deslocarem a Braga, a número de alunos que frequenta o Projecto todas as semanas encontra-se entre os 15 e os 20 alunos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)