sábado, 21 de julho de 2012

Recursos gerais para Física e Química

Como sabem, a Internet é uma fonte de informação "sem fim à vista" e que, sendo bem utilizada, tem um enorme potencial de aprendizagem.
Não querendo particularizar e detalhar conteúdos de Física e/ou de Química, podendo fazê-lo em inúmeros posts, uma vez que já existem bogues e outros recursos na web que o fazem, apenas dou a conhecer alguns sítios interessantes onde se pode ir buscar informação fidedigna para complementar a aprendizagem de Física e de Química, desde o 7.º ano até ao 12.º ano de escolaridade.
Existem muitos mais, por isso, aguardo opiniões e sugestões de outros sítios eletrónicos científicos (não necessariamente de Física e Química).

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Participação do NUCLIO na iniciativa da Ciência Viva "Astronomia no Verão"

O NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia) participa na iniciativa "Astronomia no Verão" promovida pela Ciência Viva.
Este ano a participação do NUCLIO envolve um grande número de atividades que decorrem em vários locais.
Clique aqui para consultar a programação completa das atividades "Ciência Viva no Verão" e aqui para saber quais as atividades promovidas pelo NUCLIO:

domingo, 8 de julho de 2012

Conheça o WIKIJORNAL

O wikijornal é um jornal online gratuito que pode ser elaborado de forma colaborativa. Tendo em conta a potencialidade deste recurso, alguém possui ideias e pretende contribuir para o wikijornalRTEC?

Projeto de Segurança Digital

Uma vez que para realizar pesquisas na Internet (científicas ou outras) devemos ter sempre presentes a importância da Segurança, a ESPAV é uma das poucas escolas participantes no Projeto de Segurança Digital, de forma a adquirir o Selo Digital de Segurança eSafety Label. Considero que a ESPAV deve ter um papel mais ativo com a comunidade escolar sobre a temática da Segurança na Internet. Espero que no próximo ano letivo tal aconteça.
Conheça aqui o Projeto de Segurança Digital.

Físico defende que o nosso universo está dentro de um buraco negro


A proposta singular vem de um controverso teórico da Universidade de Indiana (EUA), Nikodem Poplawsky. Segundo ele, o nosso universo não é mais do que o interior de um buraco negro, fora do qual se encontra outro universo.
Para Poplawsky, cada buraco negro (regiões no espaço onde nada, nem mesmo objectos que se movam à velocidade da luz, consegue escapar) produziria um universo diferente. A sua teoria pode explicar-se se se conceber o espaço-tempo como uma varinha unidimensional que se torce. Este mecanismo de torção é capaz de decompor a matéria em electrões e em quarks (partículas subatómicas ínfimas) e a antimatéria em matéria escura. Dito de outro modo, esta torção seria a fonte de energia que se estende pelo espaço e que aumenta a taxa de expansão do universo.
E como já é minimamente assente, entre a comunidade astrofísica, que o universo está em expansão, esta é a prova que Poplawsky achou suficiente para o fenómeno de torção.
Há muito que se especula sobre a existência de universos além do que conhecemos e onde nos incluímos. A sua situação no espaço ou a distância em relação ao nosso são indetermináveis. Por isso, só em histórias de ficção científica é que seres humanos conseguem passar de um universo para outro paralelo, e chegam, na imaginação dos autores, a encontrar-se a si próprios noutro planeta Terra, mas em circunstâncias de vida completamente diferentes.
No campo da especulação científica, Poplawsky tem sido contestado, mas revistas importantes da área, como a Physics Letters B, têm publicado os seus trabalhos.

sábado, 7 de julho de 2012

A necessidade de mudar paradigmas na Educação

Balanço RTEC 2012/2013

Concluído mais um ano letivo, o projeto RTEC chegou ao final com menos intensidade do que no ano letivo anterior, por várias razões, que não pretendo apontar.
Apesar das adversidades encontradas, como mentor do projeto, deveria ter dado a volta de outra forma, mas, por causa do horário escolar e outros compromissos profissionais, tal não me foi possível.
De qualquer forma, considero que o balanço foi positivo, embora aquém do esperado. Por isso mesmo, já existem novas ideias para dinamizar e incentivar alunos do agora Agrupamento de Escolas de Alvalade a participar voluntariamente no projeto RTEC, extra curricularmente, pensando e trabalhando em projetos de carácter científico-tecnológico inovadores.
Boas férias... e até breve!

Excelente TED talk - Retrata o principal problema no meu entender

Vale a pena visualizar esta comunicação realizada pela portuguesa Sandra Fischer. Para mim, retrata, sem sombra de dúvidas, um dos principais problemas da educação em todas as áreas (como a científica) e que, infelizmente, se estende ao longo da vida profissional. Comunicação para refletir... MUITO!

Nuclio e Portal do Astrónomo: Alguns fenómenos de Astronomia

Provavelmente alguns de vós já conhece o Núcleo Interactivo de Astronomia, bem como o Portal do Astrónomo. Caso não conheça, recomenda vivamente a acompanhar e a subscrever as novidades, que são muitas e sempre atualizadas.
O NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia) com bastante frequência realiza observações gratuitas e didáticas que pode comparecer para aprender mais sobre Astronomia e os seus fenómenos.
Tendo como base informação do NUCLIO e do PORTAL DO ASTRÓNOMO seguem alguns fenómenos astronómicos recentes interessantes.

Jatos "fantasma" assombram buraco negro da Via Látea
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=808
Um "fantasma" está a assombrar o buraco negro central da Via Látea, revelando que o núcleo galático foi provavelmente muito mais ativo num passado relativamente recente. Cientistas, usando o telescópio espacial Fermi, encontraram manifestações fracas do que devem ter sido poderosos jatos de raios gama emanando do centro da nossa galáxia.

Último Trânsito de Vénus do Século 5-6 de Junho
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=809
Nos dias 5 ou 6 de Junho, dependendo do local da Terra onde se encontra, vai ocorrer um Trânsito de Vénus, um fenómeno raro que só voltará a acontecer no dia 11 de Dezembro de 2117!
Quando um planeta passa diretamente entre a Terra e o Sol, podemos ver o planeta como um pequeno ponto escuro a deslizar sobre a superfície do Sol. Como podem depreender da descrição só podemos ver a partir da Terra, trânsitos de Vénus e de Mercúrio.
Os trânsitos de Vénus ocorrem em pares separados por 8 anos, seguidos de um intervalo de mais de um século. Os últimos trânsitos aconteceram em 1761, 1769, 1874, 1882 e a 8 de Junho de 2004. Esta será a última oportunidade deste século, e a última oportunidade para a esmagadora maioria dos seres humanos vivos actualmente, de presenciar um trânsito de Vénus.

Os primeiros objetos do Universo queimaram violentamente combustível cósmico
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=810
O Spitzer pode ter detetado com a melhor precisão de sempre o brilho ténue e irregular emitido pelos primeiros objetos do Universo, captando evidências do que parece ser o padrão coletivo da sua radiação infravermelha. Estes objetos, que poderão ter sido estrelas de grande massa ou buracos negros vorazes, existiram em grande quantidade e queimaram violentamente combustível cósmico.

A maioria dos quasares vive de pouco alimento
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=811
Um estudo realizado graças ao Hubble e ao Spitzer desvendou que a maioria dos quasares são mais fracos do que os gigantescos objetos brilhantes que têm sido observados e que resultam da colisão de galáxias. Os quasares mais comuns prosperam em galáxias espirais de aparência normal e são sustentados por buracos negros que petiscam pequenas rações de gás ou material estelar ou que engolem pequenos corpos.