quarta-feira, 14 de abril de 2010

Portais europeus de divulgação científica eTwinning e Stella


18ª sessão do projecto RTEC decorreu hoje, dia 14 de Abril de 2010, tendo como objectivo dar conhecimento de dois portais excepcionais de divulgação científica a nível Europeu e num conceito de partilha de ideias e metodologias de ensino entre membros de vários países.
Os portais são o eTwinning (http://www.etwinning.net) e o Stella (http://www.stella-science.eu).
O portal eTwinning possui o conceito de união (twinning) tecnológica (e-twinning) entre comunidades escolares europeias. O mesmo conceito é partilhado pelo portal Stella (Science Teaching in a Lifelong Learning Approach), onde Portugal é um dos cinco países envolvido neste projecto europeu (para além da França, Alemanha, Bélgica e Itália) de Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.
Estes portais são extraordinários exemplos de como aprender Ciência pode ser motivador, interessante e divertido.
Nesta sessão do RTEC foram então discutidos que projectos poderíamos propor para começar a partilhar ideias com outros membros europeus, tendo para já escolhidos os seguintes projectos:
  1. Arquivo de imagens 3D de divulgação científica;
  2. Laboratórios controlados remotamente (como o e-lab - www.e-escola.pt/ela.asp);
  3. Partilha de dados meteorológicos obtidos nas escolas (neste momento a ESPAV está num projecto que visa montar uma Estação Meteorológica);
  4. Arquivo de vídeos de divulgação científica.


O próximo passo será colocar online as nossas ideias para projectos e contactar outros membros europeus que partilhem de ideias comuns.
Mais sugestões são bem vindas. Contribua para a divulgação científica!

Sem comentários:

Enviar um comentário