quarta-feira, 28 de abril de 2010

Chegamos às duas dezenas de sessões RTEC

Hoje, dia 28 de Abril de 2010, chegamos às duas dezenas de sessões RTEC.
Desde a sessão da semana anterior, o professor Sérgio Leal submeteu para o portal Stella um projecto científico, com os mesmos objectivos do projecto RTEC (em termos gerais pretende promover a divulgação científica e incrementar o interesse e a motivação dos alunos por questões centíficas) em desenvolvimento na ESPAV, tendo recebido já um Certificado de Qualidade do Stella, que significa que o projecto de ciências submetido se encontra no Catálogo Europeu online de iniciativas do Stella.
Poderá consultar o projecto submetido aqui.
Outro aspecto analisado nesta 20ª sessão foi uma notícia encontrada no Ciência Hoje, cujo título é "Novo sistema detecta sismos em computadores pessoais".
A notícia que pode consultar aqui, informa sobre um sistema original que permite detectar movimentos sísmicos a partir de computadores pessoais. Esse sistema é o Quacke-Catcher Network e é gratuito (download). Consulte a notícia para entender por que razão este sistema é importante na detecção de movimentos sísmicos e como funciona. Entretanto divulgue e faça o download do software e ajude a equipa de investigadores envolvidos neste projecto a tornar o Quacke-Catcher Network uma ferramenta essencial na prevenção sobre sismos. Este ferramenta já opera em 67 países.
A partir da próxima sessão iremos trabalhar em imagens científicas 3D  e participar na construção de uma Estação Meteorológica na ESPAV.
Para terminar, coloque os seus óculos 3D (caso não tenha, compre uns, ou melhor, construa uns) e veja os seguintes vídeos YouTube sobre Astronomia a 3D:
http://www.youtube.com/watch?v=uRNWoa75kgU;
http://www.youtube.com/watch?v=og64sokEODY&feature=related;
http://www.youtube.com/watch?v=I7KBlmQ8MhI&feature=related.

Sem comentários:

Enviar um comentário