terça-feira, 18 de maio de 2010

Software útil para a Educação disponível gratuitamente pela Microsoft

Hoje, enquanto alunos habituais no projecto RTEC e a professora Lurdes na 23ª sessão continuavam a aperfeiçoar a obtenção de imagens 3D a partir de fotografias convencionais, eu encontrava-me numa conferência intitulada "6ª Conferência de Professores Inovadores: Liderança e Inovação nas Escolas - Um desafio para a Comunidade Educativa", que decorreu durante todo o dia no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
A conferência foi promovida pela Microsoft e teve como objectivos promover a discussão e reflexão entre Professores, Directores das Escolas e membros da comunidade educativa sobre o seu papel na construção de uma escola aberta à mudança e inovação, bem como divulgar as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Microsoft aplicadas à Educação.
Apesar de conhecer bastantes recursos tecnológicos possíveis de utilizar no ensino das ciências, fiquei a conhecer mais alguns bastante práticos, interessantes e intuitivos.
Eu, confesso, sou um adepto fervoroso da utilização das tecnologias na leccionação e considero-as uma mais-valia no processo ensino/aprendizagem, desde que usadas convenientemente pelo professor e pelos alunos. Apenas utilizo e disponibilizo recursos gratuitos, pois na sua grande maioria são tão bons ou melhores que os recursos pagos que existem no mercado.
Como alguns professores já devem saber, a Microsoft oferece ferramentas gratuitas para ajudar e motivar os alunos, tais como as que indicarei de seguida e que também se encontram na coluna da direita deste blogue no tópico "Software útil". Saiba mais em http://www.microsoft.com/portugal/educacao.
Algumas das ferramentas disponíveis gratuitamente pela Microsoft intuitivas e interactivas que podem ser utilizadas facilmente numa actividade escolar:
  • AutoCollage - crie uma única peça de arte com as fotografias dos seus alunos (terá de escolher entre 7 e 50 fotografias; apesar de aparecer como trial, esta ferramenta é gratuita);
  • Photosynth - permite representar um objecto a 3D e proporcionar uma experiência interactiva;
  • Photo Story para o Windows - crie uma história sobre diversos temas através da animação de fotografias (basicamente cria um filme a partir de fotografias/imagens; possui algumas semelhanças com o software Windows Movie Maker, embora não consiga utilizar vídeos);
  • Windows Live Movie Maker - transforme as suas fotografias e vídeos em filmes com aspecto profissional ou em apresentações animadas facilmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário