domingo, 27 de maio de 2012

Participação de Sérgio Leal na Comunidade FQ em Rede

Algo que me fascina é participar ativamente em projetos onde participam alunos, razão principal pela qual dei início a este blogue em 24 de novembro de 2009.
Foi principalmente no âmbito de Coordenador de Projetos que fui convidado pela professora Vera Monteiro, mentora do FQ em Rede, comunidade Web 2.0 de Física e Química disponível para alunos, professores e curiosos, a dinamizar uma "conversa" entre os dias 14 e 22 de maio.
Fui mais uma experiência interessante e com partilha de ideias entre alguns professores que levariam a uma discussão bastante mais abrangente e que ficará certamente para uma próxima oportunidade.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Alguns Projetos da ESPAV

A pouco mais de quinze dias de se concluir mais um ano letivo, exceto para quem ainda tem exames, apresento alguns dos projetos/concursos nos quais estou envolvido (Sérgio Leal) este ano letivo sem nenhuma ordem específica (pelos menos dos que me lembro):
Projeto AITIC (Aprender e Inovar com TIC) - sendo a escola onde leciono uma das 100 selecionadas (este projeto envolve vários projetos)
- Concurso Fundação Ilídio Pinho - portal que traduz a nossa participação no concurso (em breve o portal será realojado num novo sítio eletrónico)
Projeto GO - Mobilidade na Educação
Projeto METEO da Ciência Viva
- Concurso "Tinteiros com Valor"
- Concurso "Pilhão vai à escola"
- Projeto Doutoramento em Química (Produção de materiais didático/pedagógicos para o ensino da Química) que se encontra numa fase em que os professores de Ciências Físico-Químicas da ESPAV que lecionam o 9.º ano se encontram a participar num estudo, o que desde já agradeço a participação 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Inscrições para o ticEDUCA júnior 2012 até 15 de maio

Tem  ainda até dia 15 de maio para se inscrever (aluno/amigo/encarregado de educação /professor/auxiliar/familiar/...) no encontro ticEDUCA júnior 2012 para assistir a comuni-cações preparadas por alunos do ensino básico e secundário de todo o país.
Inscreva-se aqui

Peça-nos informações pois a inscrição pode ficar em 5€ por inscrito e não 20€ como aparenta na inscrição.
Apesar do encontro se realizar no dia 14 de junho pode vir até à ESPAV e jantar connosco, bem como participar em várias atividades que se encontram a ser preparadas.  Pode ainda ficar a dormir na ESPAV, bastando para isso trazer o saco-cama.
PARTICIPE!
Para qualquer esclarecimento contacte sergio.leal@espav.edu.pt. 

domingo, 6 de maio de 2012

A maior e mais brilhante lua do ano apareceu no céu esta noite que passou

Espero que tenham aproveitado a noite de 5 para 6 de maio, para observar a Lua e analisar uma Lua mais brilhante que o habitual.
Trata-se de um fenómeno que não ocorrer regularmente e pode visualizar mais informação numa notícia Ciência Hoje.
Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, no Porto, o nascimento ocorreu às 20h12 e o ocaso às 5h40. Em Lisboa, a Lua nasceu às 20h09 e pôs-se na madrugada de domingo às 5h47. Este será o primeiro de seis grandes eventos celestiais que estão previstos para o mês de maio.
Caso tenha registado fotograficamente o fenómeno envie as fotos para sergio.leal@espav.edu.pt para serem divulgadas neste espaço.

Dia 9 de maio não há sessão RTEC

No próximo dia 9 de maio não decorrerá sessão RTEC visto que um dos coordenadores do projeto se encontrará numa conferência no Porto e ão é possível assegurar a sessão habitual. 
A sessão 79ª decorrerá então no próximo dia 16 de maio na mesma sala e no mesmo horário.

Sessões 76ª, 77ª e 78ª e cancelamento da visita científica a Braga

Neste 3.º período letivo 2011/2012 decorreram apenas 3 sessões RTEC nos passados dias 11 e 18 de abril e 2 de maio.
As sessões 76ª e 77ª os alunos continuaram a desenvolver o trabalho que têm vindo a realizar de preparação para a participação na Feira de Ciências em Braga, nomeadamente "Percursos Georeferenciados", "Mesa interativa" e "Realidade aumentada".
A 78ª sessão foi de debate sobre a situação de ter sido cancelada a visita à Feira de Ciências em Braga, não podendo, desta forma, defender o 2º lugar alcançado na 1ª edição da Feira.
Por várias razões alheias aos professores coordenadores do projeto RTEC, não é possível a participação dos alunos que têm estado a trabalhar em projetos para apresentar na Feira. De qualquer forma ficou a informação de que os alunos envolvidos ainda devem participar em alguma visita científica este ano, após a conclusão das suas aulas. Uma das hipóteses será a participação numa semana na Universidade de Verão de uma instituição universitária de Lisboa.
As restantes sessões RTEC deste ano vão incidir na continuação e aperfeiçoamento de projetos em curso com vista a melhorar os mesmos e poderem ser alvo de apresentações em Feiras de Ciências ou encontros de jovens.