quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Balanço do projeto RTEC neste 1º período

Continuam a frequentar o projeto RTEC alunos de diversos níveis de escolaridade de livre vontade e com interesse em fazer parte de um projeto extra-curricular que consideramos de grande valor pessoal.
Existem vários projetos em curso, que participarão futuramente em Encontros de Ciências e/ou Tecnologia, um em Braga e outro em Lisboa. A experiência em participar em Encontros deste género no ano letivo anterior motivou ainda mais alguns alunos em trabalhar num projeto mais ambicioso.
Neste momento os projetos em curso são "Percursos Georeferenciados", "Mesa Interativa", "Realidade Aumentada", "Holograma" e participação em projetos de carácter ambiental tais como a "Escola Eletrão", "Tinteiros com Valor", "Recolha de Rolhas de Cortiça", "Ecopilhas", entre outros que estão em análise.
Tentaremos alargar o horário do projeto para mais alunos poderem participar no mesmo.
Agradecemos a todos os participantes, em especial aos alunos que frequentam ativamente o RTEC.
Votos de BOAS FESTAS dos professores Maria de Lurdes Poças e Sérgio Leal.

Explicação da cor das chamas e como origina a cor (contributo do aluno Filipe Soares)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Adere ao Grupo FQ em Rede "Química para totós"

Depois do grupo "Física para Totós", agora foi a vez de ser criado o grupo FQ em Rede "Química para Totós" para ver qual dos grupos possui melhor desempenho.
Inscreva-se em ambos os grupos e teste as capacidades dos alunos da ESPAV.
Segue o logotipo criado para o novo grupo do FQ em Rede.

Dia da Divulgação Científica e Feliz Aniversário do projeto RTEC

Nos dias 16 e 23 de novembro decorreram a 63ª e 64ª sessão RTEC, respetivamente. Essencialmente, os alunos continuam de volta dos seus projetos, com especial destaque para a mesa interativa e para a edição de ficheiros .kmz sobre percursos orientados e ainda existe um grupo de alunos que continua na recolha de lixo para o ecoponto amarelo como contribuição para a gincana Rock in Rio. Se é aluno ainda vai a tempo de contribuir, para isso basta clicar aqui para se inscrever e responder ao próximo desafio que é já na próxima 6ª.
Mais uma vez o projeto RTEC participou na Semana da Ciência e da Tecnologia promovida pela Ciência Viva, tendo já participado em 2010, por forma a contribuir para a Divulgação Científica, que se comemora hoje em todo o Mundo,coincidindo ainda com o 2º aniversário do projeto RTEC, que teve início no passado dia 24 de novembro de 2009.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Adere ao Grupo FQ em Rede "Física para totós"

Hoje a turma 12º 3 da ESPAV criou o grupo "Física para totós" na comunidade Web 2.0 FQ em Rede e que convidam desde já a juntarem-se e acompanharem ativamente no mesmo. 
Esta comunidade Web é maioritariamente direcionada para alunos e professores do ensino secundário que estejam ligados e gostem de Física e Química.
Vários são os grupos existentes e o grupo "Física para totós" criado pelo professor Sérgio Leal por decisão dos alunos pretende, essencialmente, mostrar que a Física é divertida e acessível a todos. Experimente! Para isso deve-se registar no FQ em Rede, aguardar que aprovem o seu registo e depois é só escolher os grupos que lhe interessam e participar.
Logotipo do grupo

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Divulgação científica e ambiental

Na 61ª sessão RTEC, que decorreu hoje, 22 alunos compareceram à chamada e foram distribuídos por várias tarefas.
Um grupo de alunos continua no projeto da Mesa Interativa de baixo custo, outro na elaboração de um holograma, outro ainda estão a editar o percurso orientado realizado na sessão RTEC anterior e os restantes estiveram com a professora Vânia a recolher embalagens para o ecoponto amarelo para participar em projetos ambientais em curso na ESPAV.
Se é aluno da ESPAV participe na Gincana Rock in Rio que está em curso. Inscreve-te aqui.

sábado, 5 de novembro de 2011

12º 3 da ESPAV a lançar o Rocket Logger

Ontem, dia 4 de novembro de 2011, alunos do 12º 3 na disciplina de Física e o professor Sérgio Leal andaram a lançar o Rocket Logger para obter dados e trabalhar os mesmos. Basicamente foram realizados vários testes de lançamentos oblíquos.
Ocorreram alguns contratempos de erros de cálculo, ou melhor, de árvores que não se desviaram numa fase inicial, mas a prática levou a que fossem obtidos bons resultados no final dos testes.
Do meu ponto de vista como professor foi uma aula passada essencialmente fora da sala de aula bastante interessante e penso que os alunos também o consideraram, mas só eles o poderão relatar, por exemplo, colocando comentários a este post.
Seguem algumas imagens e um vídeo de um dos lançamentos efetuados da autoria dos próprios alunos.
 
 
 

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Finalmente um percurso orientado + mesa interativa + iniciativas ambientais

Foi na 60ª sessão RTEC que foi possível realizar um percurso orientado com um GPS, para posteriormente editar informação sobre os vários pontos marcados.
Apesar de ter chovido grande parte do dia, não choveu durante a sessão RTEC, o que permitiu avançar com o percurso intitulado "percurso escolas", uma vez que o objetivo foi o de marcar pontos em escolas próximas da ESPAV.
Poderá consultar aqui informação do que necessita para poder realizar um percurso orientado, editar o mesmo e poder visualizá-lo no Google Earth.
Para além do percurso orientado, com a colaboração da professora Vânia Morais, que se junta aos professores Sérgio Leal e Lurdes Poças na parte ambiental, iniciou-se a organização dos projetos ambientais que irão decorrer na ESPAV durante este ano letivo.
Um grupo de alunos deu ainda início ao estudo de como elaborar uma mesa interativa de baixo custo e optimizar a mesma, uma vez que as tentativas em anos anteriores não foi satisfatória.
Não perca as próximas sessões RTEC.

domingo, 30 de outubro de 2011

Professores a lançar foguetes na Nazaré a um Sábado?

Ontem dia 29 de outubro de 2011 quem passou pela praia da Nazaré durante a manhã deparou-se com uns "loucos", que por acaso eram professores de várias escolas, a lançar uns foguetes denominados Rocekt Loggers na areia.
Um desses "loucos" era um dos Coordenadores do RTEC Sérgio Leal, na representação da ESPAV.
Foi uma experiência bastante interessante e com alguns espectadores curiosos pois o aparato era algum, como podem comprovar pelas fotografias que a seguir colocarei.
Resumindo, esta iniciativa serviu para que as escolas participantes fiquem com um Rocket Logger, que serve para estudar alguns tipos de movimentos, nomeadamente, lançamentos horizontais e oblíquos, movimentos em planos inclinados, entre outros. Para além de aprender como utilizar os Rockets na prática também foram discutidos como analisar os dados e como poder utilizar em sala de aula este recurso que considero de bastante utilidade para professores de Física e de Matemática. Eu irei utilizar no decorrer da próxima semana, se o tempo o permitir, com os meus alunos de Física de 12.º ano.
A animação e companheirismo entre os 18 professores que participaram nesta iniciativa foi exemplar ao longo do dia de Sábado, que só terminou já passadas as 17h numa sala da Biblioteca Municipal da Nazaré.
Um dia diferente, num ambiente diferente, que proporcionou momentos que muitas vezes não são possíveis de observar nas escolas.
 
 
 
 
 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Edição de ficheiros .kmz

Hoje na 59ª sessão RTEC estavam para ser realizados dois percursos fora da escola com um PDA com o sistema operativo Android e um software específico denominado ActivTrak, para marcar pontos escolhidos previamente pelos alunos. Contudo, a chuva intensa não o permitiu e a sessão passou pela explicação de como editar um ficheiro .kmz recorrendo ao software gratuito KML Builder (que deve instalar).
Da realização desses percursos o próprio ActivTrak origina automaticamente um ficheiro de extensão .kmz (extensão para o Google Earth) (na sessão anterior foi feito um ficheiro teste, utilizado nesta sessão para editarem ficheiros .kmz).
Num computador com o Google Earth instalado, facilmente se visualizam os percursos realizados e posteriormente editados.
A ideia é após realizar um percurso os alunos editarem os percursos através da adição de conteúdos em texto, imagem, vídeo, etc., desde que alusivo a cada ponto marcado.
O resultado dos percursos (quando realizados) serão colocados no blogue assim que concluídos.
Esta atividade enquadra-se no projeto GO em que a ESPAV está envolvida.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

GPS, e-lab e holograma

Hoje teve lugar a 58ª sessão RTEC onde o GPS, o e-lab e o holograma foram as temáticas de serviço.
Teve início o projeto de elaborar um holograma e que está no bom caminho com duas alunas de 8.º ano.
Quanto ao GPS e no âmbito do projeto GO, foi apenas demonstrado como marcar pontos para realizar um determinado percurso, sendo esse percurso gravado num ficheiro de extensão .kmz (extensão do Google Earth) que será trabalhado depois em software gratuitos e adequados. Em breve serão partilhados esses trabalhos no blogue RTEC e para a semana serão realizados dois percursos.
Por fim, o coordenador Sérgio Leal foi convidado a administrador da comunidade FQ em Rede, que aconselho a aderir, e recebeu também o convite de moderar um webminar sobre o e-lab (laboratório remotamente controlado) e que decorreu entre as 15h e as 16h, de forma bastante positiva.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Início dos trabalhos

Decorreu hoje a 57ª sessão RTEC na sala 1B8, após uma semana recheada de galardoados de Prémios Nobel, como devem ter tomado conhecimento e que podem visualizar aqui.
Hoje foi decidido criar um grupo no Facebook do RTEC, por isso, logo que esteja disponível torne-se nosso amigo e vá comentando e divulgando o nosso projeto, para além do blogue claro.
Os alunos presentes começaram a organizar-se em grupo no sentido de começar a trabalhar nos seus projetos, tendo um deles arrancado desde já e que está relacionado com o Projeto GO, projeto onde os Coordenadores se encontram presentemente a tirar uma formação.
Nas próximas 2 sessões serão realizados e tratados dois percursos com GPS nas redondezas da ESPAV.
Os alunos nas próximas semanas devem chegar até às 14h à sala 1B8 porque pouco depois iremos iniciar os percursos com o GPS.
Até para a semana!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

1ª sessão RTEC 2011/2012

Hoje dia 28 de setembro de 2011 teve lugar a 1ª sessão RTEC do ano letivo 2011/2012 e a 56ª sessão RTEC desde que o projeto nasceu a 24 de novembro de 2009.
Este 3º ano letivo do projeto RTEC espera-se ainda maior adesão por parte de alunos e maior variedade de projetos, sempre incutindo nos alunos uma cultura de participar em encontros/palestras/conferências científicas como participantes e não só como meros espetadores.
As sessões RTEC deste ano letivo vão decorrer na sala 1B8 e, quando necessário, num laboratório disponível e/ou no exterior, devidamente autorizados pelos encarregados de educação.
O horário de funcionamento será das 13h40 às 15h10 na sala já indicada com o professor Sérgio Leal e das 15h30 às 17h os alunos podem dirigir-se à sala de estudo e continuar a trabalhar nos projetos com a professora Maria de Lurdes Poças.
Inúmeras foram as ideias de projetos discutidos entre os coordenadores do RTEC e dados a conhecer aos alunos nesta sessão, sendo os mesmos divulgados à medida que tiverem início.
Podemos desde já adiantar que abrangem tecnologia sempre e podem ser de carácter científico e/ou ambiental e/ou solidário.
Foi ainda decidido criar uma conta RTEC no Facebook e no Twitter para ajudar na divulgação e foram discutidos dois possíveis encontros onde os alunos poderão mostrar os seus projetos.
Dado que na próxima quarta-feira é dia feriado o RTEC regressa a 12 de outubro. Até lá.

domingo, 25 de setembro de 2011

Teste esta pequena brincadeira de carácter científico

Aceda a http://mrdoob.com/projects/chromeexperiments/google_gravity/ e veja o que acontece (aceda ao sítio eletrónico com o Google Chrome). É a ação da gravidade a fazer das suas. :)
De seguida faça uma pesquisa como se estivesse num normal motor de pesquisa e divirta-se.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Nova temporada RTEC 2011/2012

Como não poderia deixar de ser, eis que inicia uma nova temporada letiva RTEC. 
Uma primeira novidade é que os post serão escritos já de acordo com o novo acordo ortográfico, para acompanhar a tendência. Outra novidade é que a responsabilidade ambiental estará associada ao RTEC, embora se continue a publicar o blogue Ambiente na ESPAV, como exemplo temos já a ESPAV inscrita no Projeto ECOpilhas.
É exatamente neste dia 23 de setembro que se comemora a Noite dos Investigadores e são vários os programas gratuitos. Veja, por exemplo, o programa do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Espero que consiga aproveitar.
Desde 23 de junho que o blogue não possui entradas mas muito se passou desde então a nível de divulgação científica e que poderá acompanhar de novo com a atualização do blogue RTEC. Algo que não muda é o conceito do Projeto RTEC e por isso mesmo as sessões RTEC para 2011/2012 terão início na próxima quarta-feira, dia 28 de setembro, em sala ainda a definir, mas espera-se que continue nas mesmas salas 1B8 e 1B2.
As sessões semanais decorrem então às quartas-feiras das 13h40 às 15h10 nas salas indicadas anteriormente (salvo aviso contrário) com o professor Sérgio Leal e na sala de estudo OA12 das 15h30 às 17h com a professora Mria de Lurdes Poças.
Mais uma vez alargamos o horário para que qualquer aluno(a) tenha a possibilidade de participar no Projeto RTEC, que continua a ser um Projeto voluntário onde os alunos participam em projetos selecionados por eles mesmos, orientados por dois professores de Física e Química.
Este ano irá de novo promover-se uma viagem científica e que os alunos participem em Encontros Nacionais com os projetos que vão desenvolvendo.
Acompanhem-nos e sigam o nosso blogue para se colocar a par das novidades.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A Química nas nossas vidas por Carlos Côrrea - Excelente forma para comparar o "químico" Vs "natural"

Há a ideia generalizada de que o que é natural é bom e o que é sintético, o que resulta da acção do homem, é mau. Não vou citar os terramotos, tsunamis e tempestades, tudo natural, que não tem nada de bom, mas antes certas substâncias naturais muito más, como as toxinas produzidas naturalmente por certas bactérias e os vírus, todos tão na moda nestes últimos tempos.
Dos oito maiores venenos que existem, seis são naturais: a toxina A do butonilium, a toxina A do tétano, toxina da difteria, a ricina (do rícino), a muscarina (dos cogumelos) e a bufotoxina (dos sapos); destes, só o sarin (gás dos nervos, 8º lugar) e as dioxinas (5º lugar) é que são de origem sintética. 
Muitos alimentos contêm substâncias naturais que podem causar doenças, como por exemplo o Isocianato de alilo (alho, mostarda) que pode originar tumores, o benzopireno (fumados, churrascos) causador de cancro do estômago, os cianetos (amêndoas amargas, mandioca) que são tóxicos, as hidrazinas (cogumelos) que são cancerígenas, a saxtoxina (marisco) e a tetrodotoxina (peixe estragado) que causam paralisia e morte, certos taninos (café, cacau) causadores de cancro do esófago e da boca e muitos outros.
Podemos então dizer que “Quando um produto natural mata... É natural! Fica a consolação de se morrer... naturalmente”.
Carlos Côrrea é Professor Catedrático jubilado do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Conselheiro do Ciência Hoje para o Ano Internacional da Química.

Cito apenas uma parte de um artigo que o Professor Carlos Côrrea apresenta no Ciência Hoje para ajudar a desmistificar que os "químicos" são prejudiciais e o que é natural é que é bom.
Pode visualizar o resto do artigo aqui.


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Fenómenos astronómicos em Junho - Eclipse da Lua e Solstício de Verão

No passado dia 15 de Junho deu-se o eclipse total da Lua que, ao contrário do eclipse do Sol, não é necessário nenhum instrumento especial, embora com binóculos ou telescópio seja mais interessante de acompanhar este fenómeno astronómico.
Pode verificar mais informação aqui.
Ontem, dia 21 de Junho, pelas 17h16 iniciou o Verão no Hemisfério Norte, fenómeno designado por Solstício de Verão.

Balanço das 30 sessões RTEC em 2010/2011

Durante o ano lectivo de 2010/2011 30 sessões RTEC foram realizadas, contando com as sessões 54 e 55 que decorreram nos passados dias 30 de Maio e 6 de Junho e onde, essencialmente, discutimos eventuais projectos a realizar no próximo ano lectivo, para além de alguma pesquisa.
A média de alunos por sessão foi de 12 alunos. 357 alunos participaram nas 30 sessões RTEC.
A sessão com mais alunos teve a presença de 18 alunos (isto aconteceu em 3 sessões RTEC), enquanto que a sessão com menos alunos foi a 1ª sessão do ano lectivo com 3 alunos.
Muito há a dizer sobre as sessões RTEC mas destacamos a viagem científica a Braga, que, no nosso entender, foi uma experiência muito valiosa no desenvolvimento dos alunos que participaram. Sem dúvida que é algo a repetir no próximo ano lectivo.
Para o ano continuaremos a contribuir para a divulgação científica!
Junte-se a nós. O Projecto RTEC faz sentido quer seja aluno, professor, pai/Encarregado de Educação, auxiliar, da ESPAV ou de outra escola!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vídeo fotográfico da final do Famelab 2011

MinhaAngola

No RTEC, são inúmeras as actividades que podem ser desenvolvidas. Como este projecto está associado a uma organização não governamental e sem fins lucrativos MinhaAngola (MyAngola, na versão inglesa), e como gosto de pôr em prática a solidariedade, faço pequenos trabalhos tais como: folhetos informativos, panfletos, documentos pergunta/resposta ou correcto/errado, de modo a tentar alertar e sensibilizar as pessoas para doenças e problemas de saúde que, infelizmente, têm uma grande incidência em África, mais concretamente em Angola. O WIKI MinhaAngola – Educação (na página referente à Saúde) é o sítio electrónico onde publico os diversos documentos que elaboro, os quais se encontram em PDF (de fácil acesso) e com uma linguagem simples e unívoca.
Desde o início do ano lectivo, tenho abordado diferentes problemas, de que são exemplo: o escorbuto, a sida, malária e herpes. Além de informação, poderão também ser observadas algumas imagens que mostram a gravidade e a problemática situação de quem é vítima dos mesmos.
O RTEC é um projecto muito interessante que, além de me permitir estar ligada a questões de saúde e explorar conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas (visto estar no Curso de Ciências e Tecnologias), também me dá o prazer de fazer algo de que não prescindo: poder ajudar os outros, através da partilha de informação. 
Alexandra Nogueira, 11.º 4

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sessões RTEC 52 e 53 - pós Feira de Ciências

Nas últimas duas sessões RTEC, nomeadamente a 52ª e 53ª sessão RTEC, que decorreram a 16 e 23 de Maio de 2011, respectivamente, serviram essencialmente para discutir a experiência na Feira de Ciências em Braga e começar a procurar eventos científicos onde podemos concorrer no próximo ano lectivo.
Continuamos a nossa discussão e ainda não chegamos a nenhuma conclusão definitiva, embora em princípio iremos tentar melhorar o nosso desempenho deste ano em Braga e tentar, quem sabe, obter um primeiro lugar em algum escalão. Para além de repetir Braga tentaremos ir pelo menos a mais um evento científico que não decorra em Braga, para conhecermos outros ambientes.
Outro dos aspectos que andamos a explorar nestas sessões foi começar a pensar em projectos a desenvolver no próximo ano lectivo, embora ainda possam ter início neste ano lectivo, apenas como introdução.
Para tal, hoje foi adquirida uma webcam HD de alta resolução. Nós próximos tempos divulgaremos para quê será a câmara.

Testemunhos visita a Braga

Gostei muito da Viagem a Braga
Adorei visitar o Bom Jesus, a vista era linda e as fontes também. Como estava muito calor eu aproveitei para molhar o cabelo. Ahahahaahah
Na feira de Ciências aprendi imensa coisa ;D

Beatriz, 7.º 3

A viagem a Braga foi muito gira, pois foi uma coisa diferente!
Eu adorei a Feira de Ciências. Nunca tinha ido a uma e aprendi imensas coisas novas nesta viagem tais como experiências.

Ir representar a escola foi muito giro! Gostei de tudo, não me arrependo nada de ter ido! Pois diverti-me muito e aprendi coisas novas que era o meu principal objectivo.
Foi pena é ter acabado tão depressa. Resumindo, a viagem foi FANTÁSTICA e deu para visitar, conhecer, aprender, divertir!
Marta Costa, 7.º 3

Eu adorei ir a Braga …
Gostei de ir a Braga porque, foi super divertido andar de um lado para o outro…
Vimos imensos lugares lindos um deles o Bom Jesus onde eu perdi um quilinhos a subir aquelas escadas todas como se costuma dizer ‘’ a vida é uma escalada mas a vista é linda’’
Adorei o facto de andar por imensas lojas e tirar fotografias nos provadores, em cima dos bancos e até mesmo num parque infantil para crianças com menos de 5 anos!
Logo no primeiro dia fomos à Feira de Ciências o que foi super giro, pois conheci novos amigos e aprendi muitas coisas novas.
Jantamos no MAC (todos devem conhecer), e comi pela primeira vez uma francesinha.
Fizemos imensos jogos na Feira de Ciências e um dia os rapazes pregaram-nos um grande susto e com tanto medo deitei-me no chão da rua a gritar!
Eu sei que foi uma PURA PARVOEIRA…
Acho que ir a Braga foi uma experiencia única, convivi com pessoas que nunca pensei que iria conviver, foi DEMAIS juro!! Mas acabou super rápido!
Diana Simões, 7.º 3

sábado, 14 de maio de 2011

Participação na Feira de Ciências

Quatro Projectos foram a concurso, a saber: Forno Solar (Marta e Diana do 7.º 3 e Beatriz e Bárbara do 7.º 4); Percursos Georeferenciados (Adriana e Estela do 9.º 2); CSI ESPAV (Daniela e Beatriz do 7.º 3) e Quadro e Mesa Interactiva (André, Gonçalo e Luís do 9.º 2).
Acompanhados pelos professores coordenadores do RTEC os 11 alunos estão de parabéns pela participação na Feira de Ciências que dignificou a ESPAV.
Por fim, resta-nos referir ainda que conseguimos um 2.º lugar na categoria de 2.º ciclo com o Projecto Quadro e Mesa interactiva.

Chemistry: It's All About You :: Versão Portuguesa :: 30 segundos

No âmbito do Ano internacional da Química, a EPCA juntamente com a UNESCO e a IUPAC produziram o filme Chemistry: It's All About You. Este tem o intuito de informar o público em geral que a química responde às necessidades do mundo; é criativa e constrói o nosso futuro; inspira os jovens e enaltece a contribuição constante das mulheres para a ciência.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Semifinal do Famelab 2011

A título de curiosidade, Sérgio Leal concorreu ao Famelab com um vídeo feito na última hora de concorrer, mas foi o suficiente para atingir a semifinal do Famelab.
Dada a falta de tempo para preparar a comunicação, não conseguiu a passagem à final. Contudo, recomenda vivamente a assistirem à final do Famelab que será dia 22 de Maio no Parque das Nações, pelas 17h.
Segue o vídeo da semifinal. O sítio electrónico onde pode assistir a todas as participações da semifinal é este.

100 posts e 50 sessões RTEC


Chegámos ao centésimo post no blogue RTEC e já lá vão meia centena de sessões RTEC. Exactamente já são 51 sessões RTEC, uma vez que por várias razões não tem sido possível actualizar mais cedo o blogue.
A 50ª sessão RTEC decorreu no passado dia 2 de Maio (primeira segunda-feira do 3.º período lectivo) e a 51ª sessão decorreu no dia 9 de Maio.
Escusado será dizer que em ambas as sessões houve a preparação da viagem de carácter científico a Braga, onde quatro projectos científicos participam na Feira de Ciências no dia 13 de Maio.
Esta viagem científica a Braga será desfrutada por 11 alunos que regularmente estão nas sessões RTEC, que terão a companhia dos dois professores envolvidos no Projecto RTEC, Lurdes Poças e Sérgio Leal.
Entretanto novidades e experiências da viagem serão reportadas. Para o ano lectivo contamos com mais alunos a participar no Projecto RTEC e, consequentemente, mais alunos a fazer parte da viagem científica anual RTEC.
Este centésimo post não podia surgir na melhor altura possível: aglomera a altura da meia centena de sessões RTEC e a primeira viagem científica RTEC.
Só para concluir, apesar de apenas 11 alunos se deslocarem a Braga, a número de alunos que frequenta o Projecto todas as semanas encontra-se entre os 15 e os 20 alunos.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Famelab 2011 - Concurso Internacional de Comunicação Científica

As inscrições já decorreram e agora é só aguardar os seleccionados.
Aconselho vivamente a assistirem à final Nacional do famelab que entretanto será divulgada. O concurso anterior tive o prazer de assistir no Parque das Nações a esta competição de divulgação científica e vale muito a pena.
Para saber mais clique aqui.

sábado, 9 de abril de 2011

Vídeos fotográficos de Visitas de Estudo realizadas por alunos de 9.º, 11.º e 12.º anos






Estamos quase na meia centena de sessões RTEC

No passado dia 4 de Abril de 2011 realizou-se a 49ª sessão RTEC.
Nesta sessão continuou-se a experimentar a Estação Meteorológica automática e respectivo software, como demonstram a fotografia que se segue.


Ainda nesta sessão deu-se início à construção de um forno solar como se pode verificar pelas fotografias seguintes.
Para dar início ao novo forno solar foi feita uma pesquisa sobre vários fornos solares até encontrar informação sobre medidas a realizar. Posto isto, os alunos envolvidos no forno solar puseram mãos à obra e iniciaram a construção do forno.
Realizaram os seguintes passos:
1º: cortaram cartão com as dimensões máximas do forno;
2.º: desenharam as medidas do forno a lápis;
3.º: cortaram parte das medidas (o resto fica para a próxima sessão RTEC).
Nesta sessão duas alunas pesquisaram sobre como fazer hologramas e recolheram algum material para ver se conseguem elaborar um holograma. 


sábado, 2 de abril de 2011

Início dos trabalho com a Estação Meteorológica automática

Tendo em conta a disponibilidade dos alunos na 48ª sessão RTEC que decorreu no passado dia 28 de Março de 2011 não foi possível uma organização ideal nos trabalhos, para além de termos o inconveniente de não termos acesso à Internet em grande parte da sessão (aspecto que se tem verificado ultimamente e que já reportei para ver se fica resolvido rapidamente), o que nos limita (coordenadores e alunos) o trabalho.
No entanto, ainda foi possível iniciar trabalhos com a Estação Meteorológica (EM) automática, tendo já sido montada, para além de se ter também iniciado a exploração dos dados possíveis de obter recorrendo ao software da própria Estação.
Os próximos passos serão:
  1. Explorar ao máximo as potencialidades da EM automática em termos de dados e colocar esses dados disponíveis e online;
  2. Analisar qual o melhor local para colocar a EM na ESPAV;
  3. Requerer autorização da Direcção para colocar a EM;
  4. Colocar a EM e analisar os dados obtidos diariamente com os dados do Instituto de Meteorologia de Lisboa;
  5. Estabelecer parcerias com escolas nacionais e europeias para criar uma rede de informação meteorológica.

sábado, 26 de março de 2011

Hora do Planeta 2011 - Participe HOJE nesta causa ambiental

Participe nesta iniciativa ambiental desligando as luzes das 20h30 às 21h30 do dia de hoje.
Saiba mais informações clicando na imagem oficial da iniciativa em cima ou no sítio electrónico oficial.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Sessões RTEC 46ª e 47ª

A 46ª e a 47ª sessões RTEC decorreram a 14 e 21 de Março de 2011, respectivamente.
Nestas duas últimas sessões RTEC, tal como nas anteriores que têm vindo a ser realizadas, os alunos presentes continuam a trabalhar nos seus projectos que levarão à Feira de Ciências, em Braga, no próximo dia 13 de Maio.
No entanto, a 47ª sessão teve uma novidade. Deu-se início à exploração da Estação Meteoorológica Automática que finalmente chegou à escola.
O percurso de orientação ambiental ficou de ser realizado na sexta-feira dia 11 de Março, aquando das Jornadas Ambientais da ESPAV, não se concretizou, motivo pelo qual não se indicam os resultados obtidos. Assim que possível percursos ambientais georeferenciados serão realizados e divulgados neste blogue.

sábado, 19 de março de 2011

Hoje existe uma SUPER LUA

Hoje poderá avistar-se a uma "Super Lua" como já não se verifica há 18 anos.
Actualize-se sobre este fenómeno lendo este artigo da Ciência Hoje e claro, observe a Lua e comprove este fenómeno científico.

Ciência acerca da recente catástrofe natural ocorrida no Japão

Como sabem, recentemente, mais precisamente no dia 11 de Março de 2011, um sismo de 8.9 na escala de Richter, assolou e continua a assolar a população japonesa.
Para além dos problemas óbvios com o facto da devastação provocada pelo sismo e das suas réplicas, ainda afectou a central nuclear de Fukushima-1, colocando ainda mais problemas à população próxima da central, mas também a população circundante da central, uma vez que o vento tem "uma palavra a dizer".
Divulgamos dois artigos online do Ciência Hoje, onde poderá esclarecer e conhecer alguma Ciência proveniente desta catástrofe ou de outras semelhantes.
Neste artigo poderá ler uma entrevista a uma especialista em Tsunamis, a Dra. Maria Ana Baptista, do Instituto Dom Luiz, onde compara este sismo no Japão ao sismo se Lisboa, conhecido como o terramoto de 1755.
O segundo artigo que proponho dá a conhecer a radiação que o corpo humano consegue aguentar, uma vez que existem problemas actuais de excesso de radioactividade proveniente da central nuclear de Fukushima-1.
Boa leitura!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Reunião sobre o Projecto GO (percursos georeferenciados)

No passado dia 9 de Março o professor Sérgio Leal esteve presente numa reunião de sensibilização de uma nova fase (fase 2) do Projecto GO, da qual a ESPAV participou desde o seu início (fase 1).
Em breve surgirão novidades sobre este Projecto, onde serão apresentados percurso georeferenciados já realizados à volta da ESPAV e outros.
Seguem algumas fotos da reunião que decorreu na Escola Secundária Seomora Costa Primo, na Amadora.

quarta-feira, 2 de março de 2011

1 de Março - Dia Mundial da Matemática

No dia 1 de Março comemorou-se mais uma vez o Dia Mundial da Matemática.
Várias actividades comemorativas foram sendo realizadas aqui e ali e também os professores contribuíram para dinamizar algumas actividades com os seus alunos no âmbito da Matemática.
Apesar de ser professor de Física e Química e de actualmente estar a leccionar TIC, foi na aula de TIC que coloquei os meus alunos a participar em jogos matemáticos através da utilização de um recurso notável nesta área designada de Sumdog.
Os alunos divertiram-se e competiram nos jogos. Este é um recurso a utilizar.
Aproveitando o tema deste post aproveito para voltar a divulgar um Ciclo Aberto de Palestras no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).
A próxima palestra é já esta quinta-feira dia 3 de Março de 2011 pelas 18h30 na sala 3.2.14 do Departamento de Matemática da FCUL. O orador é Professor de Matemática na Universidade de Coimbra e a palestra possui como temática "Como funciona o Google". A NÃO PERDER!

Sopas, caldos e mezinhas - A Química no tempo dos nossos avós

No âmbito do Ano Internacional da Química 2011, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa promovem o projecto SOPAS, CALDOS E MEZINHAS, a desenvolver em países de língua oficial portuguesa. Saiba mais.

terça-feira, 1 de março de 2011

Últimas duas sessões RTEC

A 44ª e a 45ª sessões RTEC decorreram a 21 e 28 de Fevereiro de 2011, respectivamente.
Nestas duas últimas sessões RTEC os alunos presentes continuam a pesquisar informação para melhorar os projectos em desenvolvimento para participação na Feira de Ciências em Braga.
Estas duas últimas sessões tiveram mais ênfase na preparação de um percurso de orientação ambiental que irá ser realizado na sexta-feira dia 11 de Março, aquando das Jornadas Ambientais da ESPAV.
Aguarde pelas novidades.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Globe at Night

Globe at Night é uma excelente campanha que visa sensibilizar todos nós acerca do problema da poluição luminosa.
Interessante e criativa é, no mínimo, como classifico esta excepcional campanha que permite que qualquer um de nós contribua para o envio de dados de poluição luminosa de qualquer local da Terra (o local pode ser a nossa casa, por exemplo).
Aqui poderá visualizar e realizar o download de observações realizadas em anos anteriores a 2011 e a 1ª campanha de 2011 começa já amanhã, dia 21 de Fevereiro de 2011 e decorrerá até o próximo dia 6 de Março de 2011.
Para analisar os dados deve instalar o software Google Earth. Se ainda não o tiver instalado no seu computador pode realizar o download clicando aqui.
Outro software gratuito e que já foi referido no Projecto RTEC, onde pode visualizar a noite em qualquer local (pode ver, por exemplo, como vê a noite na sua própria casa) é o Stellarium. Caso necessite clique aqui para efectuar o download.
Caso necessite de ajuda para fazer as suas observações basta enviar mensagem. Poderá ainda descarregar um guia de orientação se explorar bem os sítios do Globe at Night indicados, ou pode, simplesmente, pedir, indicando o seu correio electrónico que enviaremos os guias de ajuda.
BOAS OBSERVAÇÕES ALUNOS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO, PROFESSORES, AUXILIARES E RESTANTE COMUNIDADE ESPAV! 

Geocahing - Caça ao tesouro

O geocahing é a verdadeira caça ao tesouro que alia o desporto e a ciência.
Para ficar a conhecer esta actividade e para poder participar nesta actividade verdadeiramente interessante consulte o sítio oficial aqui e visite ainda esta notícia do portal SAPO para ficar a conhecer melhor o Geocaching.
Este ano de 2011 comemoram-se os 11 anos de Geocaching em Oeiras. Poderá encontrar mais informação sobre este evento em Oeiras aqui.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

43ª sessão RTEC

No passado dia 14 de Fevereiro de 2011 decorreu a 43ª sessão RTEC desde que o Projecto iniciou.
Nesta sessão, que teve a participação de 20 alunos da ESPAV (a média de alunos nas sessões desde o início deste ano lectivo ronda os 15-16 alunos), foram realizadas as seguintes actividades:
  • Instalação do software necessário para a preparação de uma mesa interactiva de baixo custo;
  • Pesquisa sobre actividades laboratoriais de Química para serem testadas em laboratório na próxima sessão (produção de plástico biodegradável foi o tema principal da pesquisa);
  • Pesquisa sobre fornos solares mais eficientes e que começará a ser construída também na próxima sessão RTEC.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Actividades RTEC realizadas no Dia da Escola

Entre as 14h e as 16h50 na sala 1B8 da ESPAV estiveram alguns alunos habituais nas sessões RTEC, os Coordenadores do Projecto RTEC e ainda uma ex-professora da ESPAV do grupo de Física e Química, Cristina Palma, a apresentar algumas das actividades realizadas ao longo das sessões RTEC aos visitantes.
Antes de mais, queremos agradecer fundamentalmente aos alunos André Mesquita, André Lopes, Gonçalo Miranda e Luís Reis, todos do 9.º 2, pela ajuda na preparação da sala e das actividades a apresentar.
Agradecemos ainda a todos os alunos e professores que compareceram às nossas actividades.
Seguem algumas fotos deste evento.
Aluna visitante a testar um jogo no Quadro Interactivo.
Apresentação de um percurso georeferenciado.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Actividades RTEC a realizar hoje no Dia da Escola


Na sala 1B8 da ESPAV entre as 13h45 e as 15h20:
  • Realização de um Percurso Georeferenciado e apresentação de alguns percursos já realizados;
  • Demonstrações dos alunos de actividades RTEC (forno solar, telescópio digital, quadro interactivo de baixo custo, ...);
  • Projecção e debate de vídeos sobre o conhecimento científico.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Preparação das actividades para o Dia da Escola

Na 42ª sessão RTEC foi feita a preparação das actividades a apresentar no Dia da Escola que apesar de se realizar a 6 de Fevereiro, será este ano lectivo comemorado manhã, dia 8 de Fevereiro, uma vez que dia 6 é um Domingo.
Teste no Quadro Interactivo de baixo custo
Esquema dos componentes necessários para elaborar um Quadro Interactivo de baixo custo
Mais testes no Quadro Interactivo
A jogar no Quadro Interactivo
Uma maçã dentro do primeiro forno solar RTEC a ser cozinhada
As actividades anteriores e outras mais encontrar-se-ão disponíveis na sala 1B8 das 13h45 às 15h20 para quem quiser comparecer.
Outra actividade a ser preparada foi a de obter um percurso georeferenciado que amanhã também será demonstrado.
COMPAREÇAM!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

41ª sessão RTEC

Esta tarde foi realizada a 41ª sessão RTEC e os trabalhos continuam.
Para além da participação solidária no MinhaAngola e de pesquisas para foguetes e experiências de Química, foi a prática a tónica dominante desta sessão como podem observar pelas fotografias que se seguem e que substituem as restantes palavras deste post.
 
 
 

Comemoração do Ano Internacional da Química em Guimarães amanhã

Amanhã comemora-se com várias experiências o Ano Internacional da Química na cidade berço, Guimarães.
Quem puder visite pois deverá ser bastante interessante. A iniciativa é intitulada  Química na Cidade.
Poderá ver uma notícia relacionada com esta iniciativa aqui.