sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FELIZ 2011

Com a 65ª mensagem deste blogue nos despedimos de 2010. FELIZ 2011!
Clique na legenda da imagem que se segue para descobrir como deve servir uma taça de champanhe (comprovado por estudos científicos).
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=46727&op=all

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

domingo, 26 de dezembro de 2010


O conceito é fantástico: Maizena diluída em água forma um fluído não-newtoniano, ou seja, uma substância que apresenta comportamento de sólido e líquido ao mesmo tempo, com a sua viscosidade sendo alterada quando uma força é aplicada. Quando comprimido, o líquido oferece resistência, solidificando- se. Sem pressão, retorna ao estado líquido.
Contribuição de Luísa Abreu

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Eclipse lunar total em Portugal dia 21/12/2010

Faltam poucas horas desde a altura que escrevo este post para que ocorra um eclipse total da Lua visível em Portugal.
Poderá analisar mais informações a este respeito aqui.
O fenómeno astronómico anterior será visível em Portugal durante cerca de 10 minutos até o Sol se por (das 7h41min às 7h51min) e poderá visualizar em directo o mesmo através deste sítio electrónico da NASA.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ciclo de Conferências 2010/2011 Gulbenkian "A imagem na Ciência e na Arte"

Hoje decorreu a 2ª de quatro palestras do Ciclo de Conferências 2010/2011, mais um excelente ciclo da iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian que habitualmente nos prenda com conferências ilustres de divulgação científica.
Segue uma apresentação de algumas imagens captadas da conferência de hoje, intitulada The problem of a Picture on an Atom, proporcionada pelo Dr. Christopher Toumey.
Nos próximos dias 19 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2011 decorrerão as últimas duas conferências deste ciclo. COMPAREÇA!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Última sessão RTEC de 2010

Foi ontem, dia 13 de Dezembro, quando se realizou a última sessão RTEC de 2010, correspondendo à 36ª sessão desde o seu início a 24 de Novembro de 2009.
Nesta sessão foi analisado um telescópio manual que a escola possui e onde os alunos verificaram que falta um componente do mesmo, sem o qual não será possível realizar qualquer observação astronómica.
 
 
Foram ainda analisados acontecimentos astronómicos relevantes para verificar se no Dia do Padre António Vieira (celebra-se a 6 de Fevereiro mas dado ser um Domingo, este ano lectivo é celebrado a 8 de Fevereiro de 2011) valerá a pena preparar uma observação astronómica, mas não existirá nada de nova nessa data. Vamos ver o que é decidido entre alunos e professores sobre a possibilidade de realizar uma observação dia 8 de Fevereiro.
Para além do telescópio, os vários participantes continuaram a pesquisa e investigação para a Feira de Ciências que irão participar a 13 de Maio em Braga, aquando da visita científica proporcionada pelo Projecto RTEC.
Um dos projectos já pode ser revelado, pois parece certo, que é a exploração de fornos solares.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Início da preparação da viagem a Braga

No dia 6 de Dezembro decorreu a 35ª sessão RTEC na habitual sala 1B8 da ESPAV.
Nesta sessão a tónica foi a de iniciar a preparação da viagem a Braga, onde os futuros participantes iniciaram a preparação de projectos a apresentar na Feira de Ciências que terão de participar durante esta viagem que se pretende também científica.
Várias ideias já foram discutidas mas nas próximas sessões serão divulgadas novidades a esse respeito.
Ainda nesta sessão alguns alunos foram colocar informações sobre o sítio onde se encontra o depósito dos REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) que estão a ser recolhidos no âmbito da Escola Electrão, projecto ambiental em que a ESPAV está envolvida e que visa a sensibilização da comunidade escolar para os problemas ambientais.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Experiência no RTEC descrita por duas alunas do 7.º 3

A nossa experiência foi muito interessante logo desde o início.
Começamos a fazer uma pesquisa sobre como produzir sabão. 
Passadas algumas semanas fomos à nossa primeira aula de laboratório e foi muito interessante, porque aprendemos que alguns compostos químicos são corrosivos e perigosos e aprendemos ainda algum material de laboratório (proveta graduada, vareta, funil, vidro de relógio e balança digital).
Na segunda aula de laboratório fizemos sabão mas não resultou, pois ficou uma massa pegajosa, portanto, resolvemos fazer uma nova experiência com um livro do 9.ºano na semana seguinte.
Na terceira aula de laboratório fizemos biodiesel e outra experiencia de produção de sabão, mas ainda não sabemos o resultado.
Alunas Beatriz e Daniela, 7.º 3

Novidades meteorológicas e muito mais no RTEC

Foi no dia 29 de Novembro que decorreu a 34ª sessão RTEC.
Ocorreu mais uma sessão diversificada onde se continua a testar, sem grandes avanços para já, o novo software para o telescópio digital, para além de ter sido realizada uma pesquisa sobre eventos astronómicos que decorrerão no próximo dia 6 de Fevereiro dia que, em princípio, se realizará uma observação astronómica na ESPAV.
Para a produção de sabão apenas se fez uma preparação de uma essência para aplicar numa próxima sessão RTEC, uma vez que se começou tarde para se poder produzir mais sabão.
Ainda houve tempo para participar no Projecto Ambiental da ESPAV e foram feitas algum material indicativo do ponto de recolha de REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) na ESPAV, por forma a ser melhor identificado. Posteriormente esse material será colocado.

Como prometido no início do ano lectivo, foram pela primeira discutidos sítios para se poder fazer a viagem prometida aos alunos que participem pelo menos a 50% de sessões RTEC ao longo do ano lectivo até à altura do passeio.
O passeio/viagem deve ter algum conteúdo pedagógico, tendo sido escolhido visitar a cidade de Braga, aproveitando para participar numa Feira de Ciências que se realizará a 13 de Maio de 2011.
Foi a primeira discussão de outras que existirão para definir em concreto onde e quando será a viagem RTEC.
Por fim, o professor Sérgio Leal referiu que o Instituto de Meteorologia de Lisboa, em princípio, irá, a título de empréstimo, fornecer um abrigo meteorológico para construirmos a Estação Meteorológica Tradicional na ESPAV.
Outra novidade é que se aguarda um orçamento definitivo de uma Estação Meteorológica Digital que também será instalada na ESPAV.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Visita ao Instituto de Meteorologia de Lisboa

Um dos projectos que o RTEC possui como objectivo é o de contribuir para a construção de duas Estações Meteorológicas na ESPAV: uma tradicional e outra digital.
No passado dia 17 de Novembro os alunos do 9.º ano da ESPAV deslocaram-se às instalações da Estação de radiossondagem, tendo os mesmos assistido, juntamente com os professores acompanhantes, a uma explicação dos vários instrumentos meteorológicos existentes na Estação Meteorológica tradicional existente, para além de terem observado o lançamento de um balão (sonda meteorológica).
As imagens retratam alguns dos momentos vividos na visita de estudo.
Guia da visita de estudo
 Parte da Estação Meteorológica tradicional
 Instrumento meteorológico (qual é?)
 Imagem do interior do abrigo meteorológico (que instrumentos apresenta)?
 O Sr. Bento a lançar o balão às 11h15 em ponto
 
 Pequeno vídeo ao estilo Blar Witch

Participação do RTEC na Semana Ciência & Tecnologia 2010

No passado dia 22 de Novembro a 33ª sessão foi rica na Divulgação Científica, cujo Dia da Divulgação Científica se comemora hoje, dia 24 de Novembro.
Parte das actividades foram inscritas na agenda Ciência Viva para a Semana & Tecnologia 2010.
As várias actividades realizadas nesta sessão RTEC foram:
  • Alunos do 9.º ano continuam a explorar o software do telescópio tendo já elaborado um guião para a sua utilização
  • Uma aluna do 11.º continua a elaborar documentos de sensibilização e a colocá-los no WIKI MinhaAngola - Educação
  • Alunos do 7.º ano produziram biodiesel
  • Alunos do 7.º ano testaram novo protocolo experimental para produzir sabão



sábado, 20 de novembro de 2010

Comemoração do Dia da Divulgação Científica

No próximo dia 24 de Novembro comemora-se mais uma vez o Dia da Divulgação Científica.
O RTEC não quer ficar de fora e associou-se a esta causa através da Semana da Ciência e da Tecnologia promovida pela Ciência Viva.
A Semana da Ciência e da Tecnologia edição 2010 promovida pela Ciência Viva promove a divulgação científica onde cada instituição insere o(s) evento(s) que pretendem realizar entre dia 22 e 28 de Novembro.
Dado que as sessões RTEC têm sido realizadas este ano lectivo às segundas-feira, o RTEC irá promover um evento no dia 22 de Novembro, onde estão desde já todos convidados, uma vez que dia 24 de Novembro existirá Greve Geral e não estão reunidas condições para uma edição extra do RTEC como inicialmente estava prevista.
Por fim, apenas queremos relembrar que o Projecto RTEC faz no próximo dia 24 de Novembro 1 ano de vida, na esperança de que muitos anos se sigam.

O 1º sabão RTEC e outras novidades tecnológicas

Foi na 32ª sessão RTEC que finalmente se produziu o primeiro sabão RTEC com alunos do 7.º ano da ESPAV.
Vários alunos do 7.º 3 após pesquisa de protocolos de produção de sabão e de umas breves considerações do professor Sérgio Leal do material de laboratório, com os quais os mesmos ainda não tiveram contacto, foi no dia 15 de Novembro que se produziu o primeiro sabão marca RTEC.
Os alunos estiveram entusiasmados e mostraram interesse e dedicação no manuseamento dos vários materiais de laboratório, como é visível pelas fotografias que se seguem.
 
 
 
Nas próximas sessões estes alunos irão optimizar a produção do sabão adicionando essências, corantes, etc.
Relativamente a novidades tecnológicas, urge referir que chegou o software encomendado para utilizar no telescópio digital e que foi já testado na 32ª sessão por vários alunos da turma 9.º 2. Ainda resta explorar melhor este software nas próximas sessões.
Outro aspecto ainda explorado nesta sessão RTEC foi a contribuição por uma aluna do 11.º 4 para a Organização sem fins lucrativos intitulada MinhaAngola.
Como anteriormente foi indicado noutro post, a aluna encontra-se a produzir documentos na área da Saúde, abordando doenças e respectivos folhetos. Já foram elaborados conteúdos sobre a SIDA, mas outras doenças serão abordadas e colocados no WIKI do MinhaAngola, acessível a qualquer pessoa.
Por fim, não menos importante, quero referir que graças à nossa parceria com o Instituto de Meteorologia de Lisboa conseguimos com que essa entidade nos forneça em breve um abrigo meteorológico que temos de restaurar, para poder construir a Estação Meteorológica tradicional na ESPAV.
Quanto à Estação Meteorológica digital, já se procedeu a novo pedido de orçamento da mesma para posterior aquisição e início de trabalhos.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

31ª sessão RTEC e preparação do Dia da Divulgação Científica

Devido ao feriado a 1 de Novembro que impossibilitou a realização do projecto RTEC, hoje teve lugar a 31ª sessão RTEC na sala 1B8 como habitualmente onde se continuou a tirar partido das potencialidades do telescópio digital, enquanto se aguarda a chegada do software em falta.
Entre as várias pesquisas efectuadas destacam-se dois sítios electrónicos:
Dada a falta de tempo para produzir sabão (que irá ser preparado no laboratório 1B2), pelo tardio envolvimento dos alunos responsáveis, foi preparado e guardado todo o material e reagentes necessários para iniciar na próxima sessão os testes de produção de sabão.
Por fim, apenas queremos relembrar que o projecto RTEC quer fazer parte da Semana da Ciência e da Tecnologia promovida pela Ciência Viva. Pode confirmar tudo em http://www.cienciaviva.pt/semanact/edicao2010/ assim que a lista de eventos fique disponível.
Uma das actividades a promover pelo RTEC é a produção de biodiesel.
PARTICIPE!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Trigésima sessão RTEC

No dia 25 de Outubro de 2010 decorreu a 30ª sessão RTEC.
À medida que as sessões vão decorrendo temos cada vez mais alunos a participar neste projecto, o que nos deixa bastante satisfeitos.
Nesta sessão continuou-se a trabalhar na montagem do telescópio (maioritariamente alunos do 9.º 2), como se pode verificar pelas fotografias seguintes.

Relativamente ao software necessário para se conseguir explorar todas as potencialidades do telescópio, a ESPAV irá patrocinar o mesmo, o que agradecemos, tendo já sido feita a encomenda.
Na 29ª sessão, foi referido que teria início a produção de sabão na sessão seguinte, contudo, os alunos que irão participar, para já, na produção de sabão, são maioritariamente do 7.º 3, tendo sido necessário explicar como se irá realizar o protocolo experimental, dar a conhecer o material de laboratório e como o utilizar, para além de terem sido referidas as normas de segurança e cuidados a ter num laboratório.
Um aluno do Curso Profissional da turma IG 09 continuo a trabalhar no cubo de leds.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

RTEC ajuda os mais desfavorecidos

No post de 12 de Março de 2010 informámos sobre a associação do projecto RTEC a organizações sem fins lucrativos e de carácter social, como o MinhaAngola.
Em http://myangola-education.wikispaces.com/ poderá visualizar a nossa pequena contribuição para esta organização, onde um dos sítios electrónicos é o do projecto RTEC.
Pode explorar na coluna do lado esquerdo as várias páginas ligadas ao Wiki MyAngola para a Educação. Uma aluna da ESPAV, Alexandra Nogueira, do 11.º 4, começou a contribuir para esta organização, podendo visualizar os documentos que a aluna já elaborou, em grupo, em http://myangola-education.wikispaces.com/MyAngola+na+Sa%C3%BAde, no ponto 10.1.
Qualquer um de nós pode contribuir com palavras e/ou monetariamente para esta causa.

Mais uma secção e mais uma ideia a explorar no RTEC

Na 29ª sessão RTEC, que decorreu na sala 1B8 da ESPAV no dia 18 de Outubro ,fizeram-se progressos no funcionamento do telescópio digital e neste momento apenas falta o software que faz a ligação ao computador para explorarmos todas as potencialidades do telescópio.
De seguida encontra um vídeo que permite visualizar a montagem do telecópio (encontra-se em francês).

Foi feita uma pesquisa e temos de encomendar o software que, com os portes de envio, irá custar um pouco mais de 72€. Ainda temos de ver como conseguiremos adquirir o software.
Ainda nesta sessão foram ultimados, para já, quais os protocolos para produzir sabão e que iremos seguir já a partir da próxima sessão RTEC, de dia 25 de Outubro. Queremos agradecer à professor Fátima Ferreira que amavelmente nos deixou óleo que iremos utilizar para a produção de sabão.
Mais para o final da sessão RTEC, um grupo de quatro alunos de um Curso Profissional compareceu na sessão para discutir ideias sobre como construir um cubo de LEDs. Vamos ver se existem novidades quanto ao projecto destes alunos.
Para concluir deixo outra ideia a explorar daqui a algum tempo nas sessões RTEC que é a construção de fornos solares para utilizar em casa. Usando estes fornos poupamos energia, logo, contribuímos para a preservação do nosso meio ambiente.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Novidades RTEC

A 28ª sessão RTEC decorreu na sala 1B8 do novo edifício da ESPAV onde se fizeram alguns progressos quanto à montagem do telescópio digital, mas nem tanto assim quanto ao seu funcionamento. Contudo, já se conhecem algumas instruções mas ainda falta o software para conseguirmos mais progressos.
Nesta mesma sessão deram-se os primeiros passos para a produção de sabão e perfume RTEC, bem como a produção de sais de banho. O trabalho consistiu em pesquisar alguns protocolos e analisar os mesmos para, assim que tivermos óleo usado, iniciarmos os testes de produção.
Fica desde já o convite de que quem tiver óleos usados o traga para a ESPAV para o podermos utilizar.
Ainda nesta sessão foi testado um receptor GPS e o seu respectivo software.
Mais novidades decorrerão na próxima sessão RTEC.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nova sala para o projecto RTEC e novas ideias a explorar

A partir da próxima sessão, já no próximo dia 11 de Outubro, A SALA PARA O PROJECTO RTEC PASSARÁ PARA A SALA 1B8 DA ESPAV, das 12h45 às 16h45. 
Irá dar-se continuidade à montagem e utilização do telescópio digital (agora com mais componentes que foram encontrados entretanto) mas, muito provavelmente, também se irá iniciar novas temáticas, apenas dependerá dos presentes.
Entretanto, mais duas propostas a explorar no projecto, caso haja interessados são realizar experiências para PRODUZIR SABÃO E PERFUME DA MARCA RTEC.

1ª sessão RTEC 2010/2011

Ainda a meio gás teve início o projecto RTEC no ano lectivo 2010/2011 na ESPAV, já com caras novas.
Em http://espavrecursostecnologicosdeciencias.blogspot.com/2010/10/ano-2-do-projecto-rtec.html poderá rever alguns temas propostos para este ano pelos professores responsáveis pelo projecto, contudo, estamos abertos a outros temas propostos por professores, encarregados de educação, alunos, assistentes e qualquer outro membro da comunidade escolar da ESPAV e não só.
A 1ª sessão deste novo ano lectivo corresponde à 27ª sessão RTEC desde o seu início a 24 de Novembro de 2009 e começou com o início da montagem de um telescópio digital e com o seu respectivo estudo (foi necessário pesquisar bastante), uma vez que é a primeira vez que este telescópio (ver figura acima) é analisado para ser colocado a funcionar e não possui instruções.

sábado, 2 de outubro de 2010

Aproxima-se o primeiro aniversário do projecto RTEC

No próximo dia 24 de Novembro, dia da Divulgação Científica, o projecto RTEC está de parabéns e faz um aninho.
É verdade que ainda está no início,mas com a vossa ajuda esperamos que o projecto prospere e perdure por longos anos, ajudando na divulgação científica da nossa sociedade.
Este ano as sessões decorrerão às segundas-feiras mas, se houverem participantes interessados, faremos uma sessão extraordinária no dia 24 de Novembro.
Gostaríamos de festejar o primeiro aniversário convosco.
Em breve teremos mais novidades.

Ano 2 do Projecto RTEC

Bem vindos ao ano 2 do Projecto RTEC da ESPAV.
O ano passado eu, professor Sérgio Leal, e a professora Lurdes Poças, ambos professores de Física e Química, iniciamos o Projecto RTEC - Recursos Tecnológicos para o Ensino de Ciências e que irá ter continuidade este ano lectivo com algumas novidades.
O projecto RTEC continuará a estar disponível para os alunos que quiserem aparecer (do 7.º ao 12.º ano de qualquer curso) E BASTA APARECER ÀS SEGUNDAS-FEIRAS ENTRE AS 12h45 E AS 16h45 NA SALA 0B2 DA ESPAV.
O projecto está ainda aberto a qualquer professor, assistente ou encarregado de educação que pretenda participar.
Nota: Este horário poderá ser mudado (REDUZIDO) consoante o número de alunos que comparecerem nas sessões RTEC.

Não são necessárias inscrições. Mas este ano apontaremos as presenças porque quem aparecer a mais de 50 % das sessões do projecto até ao final do 2.º período TERÁ A OPORTUNIDADE DE FAZER UMA VIAGEM combinada entre os alunos e os professores envolvidos. 
Se quiseres saber mais APARECE!

O horário foi alargado para que TODOS OS ALUNOS DA ESPAV PUDESSEM FREQUENTAR o projecto.
O projecto vai tratando de vários assuntos científicos que são discutidos entre alunos e professores. Para já, os professores têm a seguintes propostas:
  • Montar um telescópio digital;
  • Participar na construção de uma Estação Meteorológica tradicional e de uma Estação Meteorológica digital;
  • Trabalhar com um laboratório real controlado remotamente chamado e-lab em parceria com uma escola da Turquia (projecto eTwinning) - projecto Europeu;
  • Arquivo de imagens científicas 3D;
  • Arquivo de vídeos científicos e construção de uma wikivideopédia científica;
  • Pesquisa de concursos científicos onde se possa participar e onde se podem ganhar prémios;
  • Dinamização do blogue ambiental AMBIENTE NA ESPAV (http://ambientenaespav.blogspot.com) através da promoção de actividades ambientais;
  • Pensar em actividades para celebrar o ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA (2011);
  • Eventual participação no projecto GO (envolve GPS's);
  • Participar no projecto Europeu STELLA;
  • Realizar experiências de Química e de Física várias (que devem ser filmadas para arquivar na wikivideopédia).
AGUARDAMOS MAIS SUGESTÕES DA VOSSA PARTE! 
QUEREMOS DIVULGAR CIÊNCIA, MAS PRECISAMOS DE AJUDA!

Bom ano lectivo!
Votos dos professores Sérgio Leal e Lurdes Poças.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Encerramento do ano lectivo 2009/2010

No passado dia 8 de Junho concluímos as sessões RTEC para o presente ano lectivo com a 26ª sessão.
Foi um ano rico de experiências entre alunos e professores, tendo contribuído para um enriquecimento científico que pretendemos alargar para o próximo ano lectivo, com a introdução de várias novidades. Já começamos pela imagem do blogue RTEC.
Se tudo correr como previsto, teremos um horário mais alargado para as sessões semanais RTEC, durante o período lectivo, que permitirá a qualquer aluno da ESPAV estar presente durante um determinado período de tempo e fora do seu horário escolar (caso apenas tenha aulas à tarde poderá ir de manhã e vice-versa).
Fica já o convite a todos os alunos da ESPAV de se juntarem a nós pois uma das novidades que iremos introduzir será o de realizar uma viagem (onde se incluirá algum carácter científico e muito divertimento) pela altura da Páscoa, para os alunos que frequentem pelo menos 50 % das sessões RTEC ao longo do ano lectivo 2010/2011 até à Páscoa. Tendo em conta eventuais patrocínios e/ou disponibilidade financeira de alunos e professores se decidirá se a viagem será no nosso país ou no estrangeiro.
Sugestões para a viagem serão debatidas ao longo das sessões do próximo ano lectivo, tal como fazemos ao longo das sessões, no sentido de qualquer aluno trabalhar e investigar no que se sentir mais satisfeito. Não é necessário estarem todos os alunos na mesma sessão a trabalhar na mesma área.
Uma das possibilidades de viagem será o intercâmbio entre alunos e professores de outras escolas da Europa, através do Projecto Stella e/ou eTwinning do qual fazemos parte.
O nosso muito obrigado a todos os alunos que participaram em sessões RTEC ao longo de 2009/2010.
Para os que não chegaram a conhecer o projecto RTEC, de seguida apresentamos uma síntese do que foi acontecendo ao longo das 26 sessões já realizadas.
  • Realizaram-se 26 sessões;
  • Foram tratados três temas globalizantes, escolhidos entre alunos e professores: Construção de quadros e mesas interactivas de baixo custo; Astronomia; e Obtenção de imagens 3D a partir de fotografias convencionais.
  • Promoveu-se o Concurso de Ideias para o Logotipo Científico, que permitiu obter o logotipo oficial RTEC, havendo uma sessão de entrega de prémios até ao 3.º lugar.
  • Participação no Dia da ESPAV e nos Dias da Ciência da ESPAV.
  • Estabelecimento de parcerias de voluntariado com várias organizações sem fins lucrativos (HSCI, SiW e MinhaAngola).
  • Participação em projectos europeus, nomeadamente o Projecto Stella e o Projecto eTwinning, que terá maior relevo no próximo ano lectivo.
As sessões para este ano lectivo terminaram, mas a divulgação científica através do blogue RTEC não. Novidades científicas continuarão a ser publicadas.
Este blogue não serve apenas para a comunidade da ESPAV. 
QUALQUER ALUNO e/ou PROFESSOR PODERÁ CONTRIBUIR PARA ESTE PROJECTO. Estamos abertos a parcerias com outras escolas para troca de experiências.
Faça-se seguidor do nosso blogue e contribua para a divulgação científica!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Mais imagens 3D

Com a sessão de hoje chegamos à 25ª sessão RTEC. 
Como é sabido temos vindo a trabalhar com imagens 3D a partir de fotografias convencionais. De seguida são apresentadas mais algum do nosso trabalho.
As imagens precisam de mais qualidade e que ainda não conseguimos obter, mas considero que vamos no bom caminho.
Pegue nos óculos 3D e observe as seguintes imagens.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Software útil para a Educação disponível gratuitamente pela Microsoft

Hoje, enquanto alunos habituais no projecto RTEC e a professora Lurdes na 23ª sessão continuavam a aperfeiçoar a obtenção de imagens 3D a partir de fotografias convencionais, eu encontrava-me numa conferência intitulada "6ª Conferência de Professores Inovadores: Liderança e Inovação nas Escolas - Um desafio para a Comunidade Educativa", que decorreu durante todo o dia no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
A conferência foi promovida pela Microsoft e teve como objectivos promover a discussão e reflexão entre Professores, Directores das Escolas e membros da comunidade educativa sobre o seu papel na construção de uma escola aberta à mudança e inovação, bem como divulgar as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Microsoft aplicadas à Educação.
Apesar de conhecer bastantes recursos tecnológicos possíveis de utilizar no ensino das ciências, fiquei a conhecer mais alguns bastante práticos, interessantes e intuitivos.
Eu, confesso, sou um adepto fervoroso da utilização das tecnologias na leccionação e considero-as uma mais-valia no processo ensino/aprendizagem, desde que usadas convenientemente pelo professor e pelos alunos. Apenas utilizo e disponibilizo recursos gratuitos, pois na sua grande maioria são tão bons ou melhores que os recursos pagos que existem no mercado.
Como alguns professores já devem saber, a Microsoft oferece ferramentas gratuitas para ajudar e motivar os alunos, tais como as que indicarei de seguida e que também se encontram na coluna da direita deste blogue no tópico "Software útil". Saiba mais em http://www.microsoft.com/portugal/educacao.
Algumas das ferramentas disponíveis gratuitamente pela Microsoft intuitivas e interactivas que podem ser utilizadas facilmente numa actividade escolar:
  • AutoCollage - crie uma única peça de arte com as fotografias dos seus alunos (terá de escolher entre 7 e 50 fotografias; apesar de aparecer como trial, esta ferramenta é gratuita);
  • Photosynth - permite representar um objecto a 3D e proporcionar uma experiência interactiva;
  • Photo Story para o Windows - crie uma história sobre diversos temas através da animação de fotografias (basicamente cria um filme a partir de fotografias/imagens; possui algumas semelhanças com o software Windows Movie Maker, embora não consiga utilizar vídeos);
  • Windows Live Movie Maker - transforme as suas fotografias e vídeos em filmes com aspecto profissional ou em apresentações animadas facilmente.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Já conseguimos criar imagens 3D

Na sessão passada iniciou-se o teste de criar imagens 3D. 
Nesta 22ª sessão do projecto RTEC já conseguimos obter algumas imagens 3D, a partir do software Anaglyph Maker, como as que são apresentadas de seguida. Apesar de não serem óptimas, já são razoáveis.
Pegue nos seus óculos 3D, ou construa uns, e visualize algumas das imagens criadas nesta sessão.
Relativamente ao software i3D Photo V3.4, este, apesar de interessante, não nos parece tão intuitivo como o Anaglyph Maker. Acabamos por não tentar criar imagens 3D com o software anterior, a partir das fotos que tiramos durante a 22ª sessão RTEC.
Outro software gratuito que iremos testar em sessões posteriores é o Callipygian Photo 3D Editing Software. Ao tentar efectuar o download será pedido de forma automática para instalar o Microsoft .NET Framework 4, caso não o possua instalado no seu computador.
Em http://www.stereoscopy.com/downloads/ poderá encontrar alguns programas e utilidades 3D, para além dos três programas que já indicamos.
Para concluir deixamos aqui uma curiosidade sobre o Mapa-Mundo 3D mais pequeno do Mundo, que é do tamanho de um grão de sal.

O seu computador faz Ciência

Ibercivis é uma plataforma Ibérica de computação voluntária que usa a capacidade de cálculo dos computadores disponibilizados por indivíduos ou instituições para realizar tarefas associadas a projectos de investigação científica.
A Ibercivis torna os cidadãos participantes activos na produção de conhecimento científico, aproximando-os da Ciência. Ao mesmo tempo, fornece à comunidade científica uma poderosa ferramenta de cálculo, permitindo que problemas de grande complexidade possam ser resolvidos com o contributo da sociedade.
Esta iniciativa teve início em Espanha em Julho de 2008. O seu lançamento em Portugal foi decidido na Cimeira Luso-Espanhola de Zamora, em 2009, no quadro da cooperação em e-Ciência. Com a instalação de infra-estruturas portuguesas e a adesão de projectos científicos portugueses em Julho de 2009, o projecto tem hoje dimensão Ibérica.
Conheça mais deste projecto em http://www.oseucomputadorfazciencia.pt e contribua para o desenvolvimento científico, pois o nosso futuro depende dele.

Faça um roteiro científico em Lisboa

Eis uma iniciativa bastante interessante, fazer um roteiro científico numa localidade, neste caso em Lisboa.
Sem dúvida que o conceito é diferente ao que estamos habituados e apenas peca por apenas disponibilizar um roteiro para a cidade de Lisboa.
O Pavilhão do Conhecimento propôs um guia intitulado "EM LISBOA, À DESCOBERTA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA", que poderá consultar aqui e que o(a) permitirá vaguear pelas ruas de Lisboa segundo um olhar científico sobre a cidade.
Estão previstos outros guias sobre Lisboa, entre eles:
  • Roteiro 2 - Locais do Conhecimento (os locais e instituições ligados à história da Ciência);
  • Roteiro 3 - Sabores da Cidade (descubra a Física e a Química que estão por detrás de um pastel de Belém ou de uma ginjinha);
  • Roteiro 4 - Pedras e colinas (como se formaram as colinas e vales de Lisboa?).

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Estações meteorológicas na ESPAV

De seguida são apresentadas duas fotografias com alguns instrumentos meteorológicos tradicionais da ESPAV, com os quais contamos para construir uma Estação Meteorológica tradicional na nossa escola.
Para além da Estação tradicional, estamos a verificar como poderemos arranjar dinheiro para adquirir uma Estação Meteorológica digital para instalar na ESPAV e envolvermos toda a comunidade escolar da ESPAV.
O RTEC possui ainda o objectivo de estabelecer uma rede de informação meteorológica a nível europeu, com a ajuda/parceria de escolas europeias e de Institutos de Meteorologia, se possível.
Esta última fotografia mostra imagens da Estação Meteorológica digital que pretendemos adquirir para a ESPAV. Poderá encontrar mais informação aqui.

Sessão 3D

No dia 4 de Maio de 2010 teve lugar a 21ª sessão do RTEC, na ESPAV.
Foi referido no post de 21 de Abril que se aguardava a aprovação de um projecto submetido pelo RTEC, intitulado "Laboratórios remotamente controlados", pela NSS (National Support Service) do eTwinning português. Já chegou a informação de que o mesmo foi aprovado e já se encontra activo. Entretanto iremos iniciar o projecto com o nosso parceiro turco.
Já agora, hoje, dia 5 de Maio de 2010, comemora-se o 5º aniversário do eTwinning. Parabéns eTwinning!
Nesta sessão demos início à tentativa de criar imagens 3D a partir de fotografias tiradas durante a sessão RTEC, recorrendo ao software Anaglyph Maker.
Após vários testes e tentativas lá conseguimos algo, mas necessitamos de aperfeiçoar a técnica para obter imagens 3D com qualidade suficiente para podermos elaborar o desejado arquivo de imagens 3D para divulgação científica.
Ainda procuramos outros softwares gratuitos alternativos ao Anaglyph Maker e encontramos o i3D Photo V3.4, que nos parece interessante, apesar de não termos tido tempo de o explorar convenientemente.
Outro endereço onde poderá efectuar o download do i3D Photo V3.4, bem como encontrar alguma informação extra em português, encontra-se aqui.
Por fim, em http://www.stereoeye.jp/index_e.html poderá encontrar algumas fotografias e vídeos 3D, associados ao software Anaglyph Maker.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Chegamos às duas dezenas de sessões RTEC

Hoje, dia 28 de Abril de 2010, chegamos às duas dezenas de sessões RTEC.
Desde a sessão da semana anterior, o professor Sérgio Leal submeteu para o portal Stella um projecto científico, com os mesmos objectivos do projecto RTEC (em termos gerais pretende promover a divulgação científica e incrementar o interesse e a motivação dos alunos por questões centíficas) em desenvolvimento na ESPAV, tendo recebido já um Certificado de Qualidade do Stella, que significa que o projecto de ciências submetido se encontra no Catálogo Europeu online de iniciativas do Stella.
Poderá consultar o projecto submetido aqui.
Outro aspecto analisado nesta 20ª sessão foi uma notícia encontrada no Ciência Hoje, cujo título é "Novo sistema detecta sismos em computadores pessoais".
A notícia que pode consultar aqui, informa sobre um sistema original que permite detectar movimentos sísmicos a partir de computadores pessoais. Esse sistema é o Quacke-Catcher Network e é gratuito (download). Consulte a notícia para entender por que razão este sistema é importante na detecção de movimentos sísmicos e como funciona. Entretanto divulgue e faça o download do software e ajude a equipa de investigadores envolvidos neste projecto a tornar o Quacke-Catcher Network uma ferramenta essencial na prevenção sobre sismos. Este ferramenta já opera em 67 países.
A partir da próxima sessão iremos trabalhar em imagens científicas 3D  e participar na construção de uma Estação Meteorológica na ESPAV.
Para terminar, coloque os seus óculos 3D (caso não tenha, compre uns, ou melhor, construa uns) e veja os seguintes vídeos YouTube sobre Astronomia a 3D:
http://www.youtube.com/watch?v=uRNWoa75kgU;
http://www.youtube.com/watch?v=og64sokEODY&feature=related;
http://www.youtube.com/watch?v=I7KBlmQ8MhI&feature=related.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Projectos eTwinning e imagens 3D

Realizou-se a 19ª sessão do projecto RTEC a 20 de Abril, onde foram consolidados os objectivos e planificações dos projectos a propor no eTwinning, para já.
Durante esta última semana o professor Sérgio Leal submeteu um projecto eTwinning sobre "Laboratórios remotamente controlados" a um parceiro europeu, nomeadamente da Turquia, que já aprovou o mesmo. Sendo assim, apenas falta aguardar o parecer da NSS (National Support Service) do eTwinning português para dar início ao mesmo.
Esta sessão serviu para analisar as etapas e objectivos das restantes propostas de projectos a submeter e também se deu início ao estudo da construção de imagens 3D numa vertente de divulgação científica (igualmente previstos para projectos a nível europeu).
Um software gratuito que permite a conversão de fotografias em imagens 3D chama-se Anaglyph Maker (http://www.stereoeye.jp/software/index_e.html).

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Portais europeus de divulgação científica eTwinning e Stella


18ª sessão do projecto RTEC decorreu hoje, dia 14 de Abril de 2010, tendo como objectivo dar conhecimento de dois portais excepcionais de divulgação científica a nível Europeu e num conceito de partilha de ideias e metodologias de ensino entre membros de vários países.
Os portais são o eTwinning (http://www.etwinning.net) e o Stella (http://www.stella-science.eu).
O portal eTwinning possui o conceito de união (twinning) tecnológica (e-twinning) entre comunidades escolares europeias. O mesmo conceito é partilhado pelo portal Stella (Science Teaching in a Lifelong Learning Approach), onde Portugal é um dos cinco países envolvido neste projecto europeu (para além da França, Alemanha, Bélgica e Itália) de Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.
Estes portais são extraordinários exemplos de como aprender Ciência pode ser motivador, interessante e divertido.
Nesta sessão do RTEC foram então discutidos que projectos poderíamos propor para começar a partilhar ideias com outros membros europeus, tendo para já escolhidos os seguintes projectos:
  1. Arquivo de imagens 3D de divulgação científica;
  2. Laboratórios controlados remotamente (como o e-lab - www.e-escola.pt/ela.asp);
  3. Partilha de dados meteorológicos obtidos nas escolas (neste momento a ESPAV está num projecto que visa montar uma Estação Meteorológica);
  4. Arquivo de vídeos de divulgação científica.


O próximo passo será colocar online as nossas ideias para projectos e contactar outros membros europeus que partilhem de ideias comuns.
Mais sugestões são bem vindas. Contribua para a divulgação científica!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Participação do RTEC nos Dias da Ciência na ESPAV

O RTEC participou nos Dias da Ciência tendo apresentado o projecto a quem passou pela Sala 4 da ESPAV entre as 14h e as 15h30, no dia 26 de Março de 2010.
Para além da apresentação do projecto, esteve a passar um documentário sobre Astronomia, elaborado pela organização do AIA2009 (Ano Internacional da Astronomia 2009), estavam disponíveis relógios de Sol elaborados durante as sessões do projecto e ainda estavam disponíveis vários computadores com o software gratuito Stellarium instalado, para quem quisesse experimentar.

sábado, 27 de março de 2010

Diplomas para todos os participantes

De seguida apresentam-se os diplomas entregues a todos os participantes no Concurso de Ideias do Logotipo Científico.
Queremos ainda agradecer às editoras Didáctica Editora/Plátano Editora, Porto Editora e Texto Editores, pelo apoio que prestaram ao darem alguns prémios  que foram entregues aos três primeiros classificados e ainda ao professor Sérgio Pinhão da ESPAV que colaborou na elaboração dos diplomas.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Premiados do Concurso de Ideias do Logotipo Científico

Parabéns a todos os participantes no Concurso. 
1.º classificado - Sérgio Bento, Tiago Neves, André Neves e Rúben Bento DG 09
2.º classificado - Tiago Araújo DG 09
3.º classificado - Diogo Gil DG 09